Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Social Recruiting: como fazer a divulgação de vagas em redes sociais

Social Recruiting: como fazer a divulgação de vagas em redes sociais

A divulgação de vagas nas redes sociais já faz parte da rotina do R&S, por isso, chegou a hora se saber como melhorar esse processo

Já não é novidade para ninguém que as redes sociais são canais estratégicos na divulgação de vagas. Social Recruiting (recrutamento social), como também é chamada essa ação, utiliza de plataformas sociais para atração de candidatos, levando em consideração os perfis de cada rede social.

Sabendo da importância desse formato que auxilia no recrutamento e seleção, separamos quatro dicas para que a divulgação de vagas pelas redes sociais seja efetiva e te ajude a encontrar o candidato ideal!

Como escolher o Candidato Ideal

1. Monte um Job Description objetivo

Antes de produzir o Job Description da vaga, pense nos tópicos necessários para garantir uma pré-filtragem dos candidatos, como:

  • Título e descrição da vaga;
  • Escolaridade;
  • Requisitos obrigatórios;
  • Salário e benefícios;
  • Diferenciais;
  • Local de trabalho;
  • Horário;
  • Entre outras informações que a empresa queira e possa divulgar.

Objetividade é palavra de ordem na criação e divulgação de vagas. Ao escrever a descrição, tente não deixar dúvidas de questões simples, ser claro e apresentar os principais pontos da oportunidade.

Sendo assim, uma ideia interessante é pedir para outra pessoa ler o Job Description, nada melhor do que outro olhar para o seu texto. Certamente um outro leitor ajudará a entender se o conteúdo está objetivo e entrega as informações com clareza.

2. Adapte a divulgação de vagas de acordo com a rede social

Adaptar a linguagem da descrição da vaga de acordo com o seu público é fundamental, mas também é importante levar em consideração a rede social onde está sendo feita a divulgação.

Primeiro entenda onde estão os perfis de candidatos que você procura. Em que redes sociais eles buscam trabalho? Nesses canais, como podem ser impactados pela sua empresa? Respondendo a essas perguntas será mais fácil escolher as redes e incluir as descrições ideais para cada candidatura.

Em seguida, entenda como é o seu público. Qual o perfil de colaborador da empresa? Quais as características do setor que este profissional vai trabalhar?

Nesse ponto, uma orientação de Social recruiting é entender o perfil dos colaboradores da empresa e incluir uma linguagem de acordo com a área da vaga.

Por exemplo, se está procurando um profissional de comunicação, tente incluir na descrição de trabalho elementos que este público se identifique. Isso pode ser feito junto com o gestor do departamento ou de acordo com a percepção do RH, o importante é garantir que o candidato ficará atento a sua publicação.

Os segredos do Fit Cultural

3. Use ferramentas para otimizar a divulgação de vagas

Se o seu time de RH está sempre ocupado e as demandas só aumentam, a dica deste tópico será bastante valiosa! Cada vez mais, o setor de RH tem procurado ferramentas que possam auxiliar no dia a dia da área e, uma alternativa para ajudar na divulgação de vagas em diferentes canais é o PandaPé.

A utilização de sistemas que ofereçam a multi-publicação, ou seja, uma solução em que o Job Description pode ser publicado de uma única vez em diferentes canais ajuda a otimizar a rotina do recrutamento e seleção.

O PandaPé é um software de recrutamento e seleção de última geração, no qual os recrutadores pode divulgar as suas vagas em mais de 16 jobsites com apenas alguns cliques. Dessa forma, o contratante consegue otimizar o tempo e fazer todos os processos de seleção em uma única ferramenta.

Quer conhecer essa solução? Veja aqui ou agende uma demonstração.

4. Encerrou a vaga? Comunique

A falta de feedback ou retorno sobre o processo seletivo é uma reclamação recorrente por parte dos candidatos e isso também traz consequências negativas para a empresa. Não comunicar sobre as próximas etapas ou fechamento da vaga pode criar uma reputação ruim para a marca.

Além de responder cada candidato, informar o encerramento da vaga nas redes sociais é uma excelente alternativa, pois os profissionais não enviarão mais currículos e, além disso, esse cuidado com a comunicação dará mais destaque para sua marca empregadora.

Saber usar Social Recruiting e estabelecer uma comunicação entre empresa e candidato é extremamente importante e, mais do que uma prática atual, isso traz eficiência para a contratação dos profissionais, já que muitos perfis são encontrados em mídias, como o LinkedIn.

Além disso, com divulgação de vagas nas redes sociais o conteúdo pode ganhar a interação de pessoas que queiram indicar algum profissional. Isso pode tornar a mídia social um canal para potencializar o interesse dos candidatos em sua empresa.

Sobre o PandaPé

O PandaPé tem a missão de automatizar os processos seletivos e entregar eficiência para que recrutadores encontram talentos de forma mais rápida e assertiva.

O ATS do Pandapé foi criado e também é o único do mercado integrado ao banco de currículos do InfoJobs.PandaPé oferece soluções de acordo com os maiores desafios dos recrutadores, e conta com auxílio de Inteligência Artificial para otimizar a gestão completa de R&S.

Digitalizar processos seletivos, viralizar vagas de emprego e otimizar a gestão de Recursos Humanos são algumas das vantagens deste software que está revolucionando o setor de RH.

Clique abaixo e veja como construir um novo modelo de recrutamento e seleção de pessoas em sua empresa!

banner-divulgação-de-vagas