[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recursos Humanos

Cursos de RH: 14 opções grátis para começar agora

Cursos de RH: 14 opções grátis para começar agora

Um profissional completo é aquele que está por dentro das mudanças que ocorrem em seu setor. E você, tem o costume de se atualizar profissionalmente com cursos de RH?

Com as transformações no mercado de trabalho e a busca por profissionais cada vez mais qualificados, manter-se informado é uma necessidade. Logo, no setor de recursos humanos não é diferente. Assim, os cursos de RH gratuitos ganham destaque e são uma ótima oportunidade de desenvolvimento.

Se o seu objetivo é se destacar na área de recursos humanos, além de demonstrar comprometimento e capacidade de inovação, é importante aprimorar seus conhecimentos. Por isso esse artigo é para você!

Lista de cursos de RH

Separamos alguns cursos de RH gratuitos com temas variados para você conquistar novas habilidades e garantir uma atuação estratégica.

1. Introdução à gestão de recursos humanos

Este é o passo inicial para um bom profissional de recursos humanos, principalmente para recrutadores em começo de carreira. Embora o curso promovido pela Fundação Getúlio Vargas tenha caráter de introdução, o conteúdo é importante para formar uma boa base no RH.

Assim, o tema “Introdução à gestão de recursos humanos” é um dos cursos de RH que apresenta uma reflexão sobre a gestão estratégica de recursos humanos, a fim de trazer apontamentos sobre a atuação do setor e processos que impactam no resultado da empresa como um todo.

2. Minicurso Digitalização do RH

A digitalização do RH já faz parte das empresas que prezam pela melhoria das atividades, principalmente no que diz respeito ao recrutamento e seleção.

Nesse sentido, cada vez mais o profissional de recursos humanos deve estar preparado para implementar e lidar com a digitalização da área. Para isso, você pode aprender tudo sobre o assunto no minicurso oferecido pelo Infojobs.

mini curso digitalização do RH

3. Minicurso Employer Branding

Para trabalhar sua marca empregadora e atrair os melhores candidatos, vamos compartilhar outros dos cursos de RH produzido pela equipe do Infojobs. O minicurso de Employer Branding apresenta de maneira simplificada e dinâmica os principais conceitos e práticas relacionadas ao trabalho de marca empregadora.

Por isso, com essa jornada de conhecimento a sua empresa estará pronta para ser referência na valorização e satisfação dos colaboradores, atraindo os candidatos mais qualificados do mercado.

minicurso employer branding

4. Minicurso Indicadores de RH

A cada ano o RH vem se tornando uma área mais estratégica dentro das empresas. Não é à toa que os dados já são parte importante no trabalho do setor.

Uma pesquisa do Infojobs, 95,5% dos entrevistados consideraram importante ou muito importante o uso de dados para a construção de boas experiências e melhoria nos processos do RH. Porém, 46,3% deles afirmaram que o RH de sua empresa já tentou mensurar dados e desistiu.

Analisar os dados é muito importante para garantir efetividade nas ações da área. Por isso, este minicurso de Indicadores de RH é essencial para os profissionais.

indicadores de RH

5. Recrutamento e seleção de pessoas

Já os cursos de RH oferecidos pela Unova Cursos também podem entrar na categoria de conhecimentos básicos para o RH, porém de extrema importância para conduzir bons processos seletivos.

O curso de recrutamento e seleção passa pelas etapas do processo seletivo, pelos tipos de recrutamento: interno, externo e misto, com um bloco exclusivo para o recrutamento online. Além disso, conta também com conteúdos voltados para a triagem de currículos e testes aplicados, tudo para auxiliar na escolha do candidato ideal.

candidato ideal

6. Recrutamento e seleção

Em 35 horas de conteúdo, o curso de RH da Prime Cursos oferece as principais técnicas de recrutamento, conceitos da área, formatos de processos seletivos de acordo com as necessidades da empresa, modelos de testes e outros temas.

Além disso, a plataforma é destaque em cursos gratuitos e desde 2003 trabalha oferecendo aprendizado online.

7. Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor

Uma das maiores instituições nacionais de apoio às micro e pequenas empresas, o SEBRAE também oferece cursos de RH. 

O curso de “Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor”, por exemplo, é voltado para times de alta performance e o conteúdo foca na importância das contratações estratégicas, gestão de pessoas e desenvolvimento profissional.

Esse é um curso de RH importante também para empreendedores, por isso é fornecido pelo SEBRAE, mas destaca o papel decisivo do recrutamento para o sucesso das organizações.

8. Recrutar: como atrair os melhores profissionais

Voltado também para a formação de equipes de sucesso, o curso “Recrutar: como atrair os melhores profissionais”, da Endeavor, é ideal para os profissionais que estão à frente dos processos de seleção e desejam tornar a área um destaque dentro da empresa com foco em resultados.

O curso tem como objetivo explicar detalhes do processo seletivo, desde o papel do RH até os passos para de fato entender as necessidades da empresa e como alinhar e atrair o perfil certo para a colocação.

9. Análise de candidato: ações de um bom recrutador

A IPED, empresa internacional de educação online, oferece diversos cursos para a área de recursos humanos, como destaque trouxemos o curso de RH “Análise de Candidatos: ações de um bom recrutador” com foco na análise de candidatos, pois sabemos que esse é um dos grandes desafios do RH, principalmente com diversos currículos para avaliar.

Com isso, o curso apresenta diversas etapas importantes, passando por: métodos de seleção, perfil e análise de candidatos, ações de um bom recrutador, testes de seleção até os feedbacks no processo.

10. Motivação nas organizações

A FGV, Fundação Getúlio Vargas é uma das grandes instituições de ensino do país com foco em administração e empreendedorismo. Por isso, trouxemos mais um curso fornecido pela faculdade, o “Motivação nas organizações”.

Assim, neste curso de RH são abordadas maneiras para manter os colaboradores satisfeitos e motivados, o que impacta diretamente nos resultados da empresa e está também entre os desafios da área de RH e desenvolvimento humano.

11. Gestão de desempenho e suas tendências

Outra missão importante do RH é apoiar o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores. Em pesquisa feita pelo Infojobs, 43,2% dos entrevistados consideram o plano de carreira como principal diferencial para se candidatar a uma vaga.

Para se destacar ainda mais nessa área, o curso da HR.Rocks oferece de forma completa essa estratégia de retenção de talentos desde práticas até formas de avaliar os profissionais.

12. Gerenciamento de recursos humanos moderno

O capital humano é o principal bem de uma empresa, por isso o gerenciamento de recursos humanos é tão importante. E é isso que o curso da Alison, plataforma de aprendizado online, traz para os profissionais de RH.

Em quatro módulos as aulas abordam como gerenciar o desenvolvimento e desempenho dos funcionários, apresentando sistemas específicos para isso.  

13. Curso Online Grátis Comunicação Empresarial 

A comunicação empresarial é o conjunto de esforços realizados por uma empresa para garantir a manutenção e o bom funcionamento de todos os canais de comunicação que ela possui. 

Ou seja, a comunicação que ela realiza tanto com o público interno (funcionários) quanto com o externo (clientes, fornecedores, parceiros, entre outros).

Os principais benefícios estão relacionados à relevância e posicionamento da marca, satisfação dos clientes e dos funcionários e sustentação do negócio.

No entanto, para que a estratégia funcione, o time de RH tem um importante papel, auxiliando no desenvolvimento da equipe e na integração dos colaboradores.

Por isso, o Realizzare Cursos oferece o Curso de Comunicação Empresarial. Ele é completamente gratuito para se matricular e estudar, no entanto, a emissão do certificado é opcional e só ocorre mediante ao pagamento de uma pequena taxa.

14. Curso Online Grátis Departamento Pessoal

Outro curso que merece destaque é o de Departamento Pessoal do Realizzare Cursos. Assim como o anterior, ele também é completamente online e gratuito para se matricular e estudar, o que garante autonomia e facilidade para o aluno.

O estudo do tema é fundamental para profissionais de RH, em especial, aqueles que querem se especializar desde a admissão até a demissão dos colaboradores.

Afinal, o Departamento Pessoal é o setor responsável pela administração dos funcionários e cuida dos processos burocráticos que são necessários em todo o empreendimento. Portanto, é uma área com muitas oportunidades.

Vale destacar que a emissão do certificado também é opcional e só ocorre mediante ao pagamento de uma pequena taxa. Acesse o link do curso para saber mais.

Conhecimento além dos cursos de RH

Por fim, estar atento às novidades do mercado é a principal forma de se destacar como profissional, em qualquer área. Entretanto, para o RH, isso auxilia também no desenvolvimento da empresa de forma geral.

Nesse sentido, os cursos de RH são muito importantes, mas eles não são os únicos meios de adquirir conhecimento na área.  Ou seja, conteúdos e webinars voltados para o setor são uma excelente forma de aprender um pouco mais a cada dia. 

O Pandapé e o Infojobs disponibilizam diversos materiais gratuitos e aprofundados para o seu desenvolvimento.