Como reduzir o turnover com ajuda da tecnologia

Como reduzir o turnover com ajuda da tecnologia

Sua empresa está olhando para a redução de turnover de forma estratégica e sabe como usar a tecnologia para melhorar os índices de rotatividade?

Turnover é o indicador que calcula a rotatividade dos colaboradores e costuma ser um dos maiores desafios do RH e de todo time de gestores de uma organização.

Ao calcular turnover, os responsáveis por clima organizacional e contratações podem criar estratégias e ações para converter o quadro e melhorar a retenção de talentos.

No entanto, além de ter um bom ambiente de trabalho e contratar funcionários de acordo com a cultura da empresa, existem fatores ligados a mudança de perfil do trabalhador, como é o caso da Geração Millennial, que ingressou no mercado de trabalho nos últimos anos  e pode ser uma nova razão para o aumento de rotatividade nas empresas.

Este público ingressou no mercado de trabalho nos últimos anos e, com um perfil bem diferente daquele que tínhamos antigamente, em que o profissional buscava estabilidade, a Geração Millennial vai atrás de inovação, crescimento profissional, ambientes de trabalho enriquecedores e oportunidades que lhe propiciem experiências construtivas, tanto na carreira, quanto para a vida pessoal.

Nesse sentido, fica ainda mais evidente que olhar turnover nos dias de hoje é essencial e que o impacto positivo está na retenção de talentos na organização.

Mas, como sua empresa age para que os números de turnover estejam dentro do esperado?

Pois bem, um forte aliado para auxiliar nas estratégias de redução desse indicador é a tecnologia.

Confira algumas maneiras de usar a tecnologia a favor do turnover e como os novos recursos estão modificando a forma de atrair e reter talentos.

  • Otimizar processos operacionais com a tecnologia.
  • Com o auxílio de ferramentas capazes de otimizar os processos operacionais em RH, é possível ganhar tempo e ficar mais perto de questões de rotatividade, tanto para medir indicadores de ambiente e turnover, quanto para criar ações que melhorem a retenção de talentos e o clima organizacional;

  • Inteligência Artificial para análise de perfis profissionais.
  • A partir de Inteligência Artificial que alguns softwares possuem, o RH consegue reunir dados sobre os diferentes perfis de colaborador e, dessa forma, criar uma base de dados em relação aos profissionais que mais se adaptam e permanecem na empresa.
    Além disso, os sistemas de recrutamento e seleção, por exemplo, são capazes de relacionar os candidatos que mais ingressam na empresa e, destes, os que permanecem por mais tempo na organização. Com isso, o RH poderá entender os perfis de forma automática e atrair e contratar candidatos mais propensos para as vagas da empresa.

  • Tecnologia a favor da redução de turnover.
  • Além de utilizar Inteligência Artificial para analisar os perfis mais aderentes à sua empresa, a organização pode se apoiar em ferramentas de tecnologia que auxiliam na gestão de pessoas e melhorias no clima organizacional. Dessa forma, o time de RH poderá obter dados estratégicos e analisar de perto todas as questões que envolvem rotatividade de colaboradores e, aos poucos, reduzir esse indicador.

    A tecnologia tem sido peça fundamental para os avanços em RH, no entanto, antes de usar ferramentas e sistemas para apoiar a área, é importante criar uma cultura voltada para o turnover, ou seja, a empresa precisa ter visão estratégica e valorizar a permanência e o desenvolvimento do colaborador na organização.

    Outro fator importante que precisa ser destacado é a importância de formar uma boa equipe de trabalho.

    Os recrutadores são responsáveis por atrair e contratar profissionais capacitados para cada vaga. Contudo, para que um colaborador se sinta verdadeiramente parte de um time, ele precisa ingressar na empresa com a certeza de suas funções e entendimento sobre a cultura organizacional, valores e metas da sua área e da empresa como um todo.

    Esse primeiro passo é extremamente importante para que o indicador de rotatividade não aumente e gere mais custo e trabalho para recrutamento e seleção.

    O PandaPé, software de recrutamento e seleção, é uma ferramenta capaz de automatizar os processos de R&S, otimizando tempo da equipe de recrutamento e facilitando os processos operacionais. Além disso, com o auxílio de Inteligência Artificial, é possível analisar dados sobre o comportamento dos recrutadores e reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições.

    Essas funcionalidades do PandaPé podem fazer a diferença nos números de turnover da empresa e, além disso, o software ainda possui uma série de outras soluções, que vão otimizar a gestão de pessoas e os processos seletivos. Quer conhecer?

    Acesse aqui e marque sua demonstração gratuita.