[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Gestão de Pessoas

Como reduzir a taxa turnover com ajuda da tecnologia?

Como reduzir a taxa turnover com ajuda da tecnologia?

Sua empresa está olhando para a redução da taxa de turnover de forma estratégica e sabe como usar a tecnologia para melhorar os índices de rotatividade? Separamos os segredos para colocar isso em prática!

Turnover é o indicador que calcula a rotatividade dos colaboradores e costuma ser um dos maiores desafios do RH e de todo o time de gestores de uma organização.

Ao calcular a taxa de turnover, os responsáveis por clima organizacional e contratações podem criar estratégias e ações para converter o quadro e melhorar a retenção de talentos.

No entanto, além de ter um bom ambiente de trabalho e contratar funcionários de acordo com a cultura da empresa, existem fatores ligados à mudança de comportamento e perfil dos colaboradores. A Geração Millennial, que ingressou no mercado de trabalho nos últimos anos  e pode ser uma nova razão para o aumento de rotatividade nas empresas, é um exemplo disso.

Por que as gerações podem influenciar na taxa de turnover?

A chamada Geração Millenial ingressou no mercado de trabalho nos últimos anos e, com um perfil bem diferente daquele encontrado antigamente, em que o profissional buscava estabilidade.

Os novos profissionais valorizam mais a inovação, crescimento profissional, ambientes de trabalho enriquecedores e oportunidades que lhe propiciem experiências construtivas, tanto na carreira, quanto na vida pessoal.

Nesse sentido, fica ainda mais evidente que olhar a taxa de turnover nos dias de hoje é essencial, e que o impacto positivo está na retenção de talentos na organização.

Mas essa questão na para somente na nova geração. São muitos os fatores que podem levar colaboradores a buscarem outra oportunidade no mercado.

Como sua empresa age para que os números de turnover estejam dentro do esperado?

Pois bem, um forte aliado para auxiliar nas estratégias de redução desse indicador é a tecnologia. Sendo assim, separamos algumas maneiras de usar a tecnologia para reduzir a taxa de turnover e reter os talentos da sua empresa.

Como calcular a taxa de turnover?

Para calcular a taxa de turnover você vai precisar somar as admissões aos desligamentos, dividir o resultado por dois e então dividir esse resultado pelo número total de funcionários da empresa.

Vale ressaltar que o turnover considerado normal é de até 10% ao ano, mas isso pode variar de acordo com a política de retenção da empresa e muitos outros fatores.

Veja o exemplo do cálculo abaixo:

Como otimizar processos com a tecnologia

Com o auxílio de ferramentas capazes de otimizar os processos operacionais em RH, é possível ganhar tempo e ficar mais perto de questões de rotatividade. Isso se aplica tanto para medir indicadores de ambiente e turnover, quanto para criar ações que melhorem a retenção de talentos e o clima organizacional;

Inteligência Artificial para análise de perfis profissionais

A partir da Inteligência Artificial que alguns softwares possuem, o RH consegue reunir dados sobre os diferentes perfis de colaborador. Dessa forma, é possível criar uma base de dados em relação aos profissionais que mais se adaptam e permanecem na empresa.

Além disso, os sistemas de recrutamento e seleção, como o Pandapé, por exemplo, são capazes de relacionar os perfis de candidatos que mais ingressam na empresa e, destes, os que permanecem por mais tempo. Com isso, o RH entenderá os perfis ideais para atrair e contratar.

Tecnologia aplicada para reduzir a taxa de turnover

Além de utilizar Inteligência Artificial para analisar os perfis mais aderentes à sua empresa, a organização pode se apoiar em ferramentas de tecnologia que auxiliam na gestão de pessoas e melhorias no clima organizacional.

Dessa forma, o time de RH poderá obter dados estratégicos e analisar de perto todas as questões que envolvem rotatividade de colaboradores e, aos poucos, reduzir esse indicador.

A tecnologia tem sido peça fundamental para os avanços em RH, no entanto, antes de usar ferramentas e sistemas para apoiar a área, é importante criar uma cultura voltada para a taxa de turnover. Ou seja, a empresa precisa ter visão estratégica e valorizar a permanência e o desenvolvimento do colaborador na organização.

Outro fator importante que precisa ser destacado é a importância de formar uma boa equipe de trabalho e visar o bom clima organizacional.

Os recrutadores são responsáveis por atrair e contratar profissionais capacitados para cada vaga. Contudo, para que um colaborador se sinta verdadeiramente parte de um time, ele precisa ingressar na empresa com a certeza de suas funções e entendimento sobre a cultura organizacional, valores e metas da sua área e da empresa como um todo.

Esse primeiro passo é extremamente importante para que o indicador de rotatividade não aumente e gere mais custo e trabalho para recrutamento e seleção.

O PandaPé, software de recrutamento e seleção, é uma ferramenta capaz de automatizar os processos de R&S, otimizando tempo da equipe de recrutamento e facilitando os processos operacionais.

Além disso, com o auxílio de Inteligência Artificial, é possível analisar dados sobre o comportamento dos recrutadores e reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições.

Essas funcionalidades do Pandapé podem fazer a diferença nos números da taxa de turnover da empresa e, além disso, o software ainda possui uma série de outras soluções, que vão otimizar a gestão de pessoas e os processos seletivos. Quer conhecer?

Acesse aqui e marque sua demonstração gratuita.

Conheça o ATS mais completo e com o melhor custo benefício do mercado