[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
People Analytics

Como os dados do RH podem apoiar na construção de novas experiências

Como os dados do RH podem apoiar na construção de novas experiências

Promova boas experiências para os candidatos e colaboradores a partir da análise de importantes dados do RH

A transformação do mercado de trabalho, e do setor de recursos humanos, trouxe à tona a importância do RH estratégico. Uma vez que atuam diretamente no desenvolvimento dos colaboradores e da empresa. Ou seja, atualizar o mindset do setor para otimizar os processos, e principalmente promover novas experiências de acordo com análise de dados do RH.

No setor de recursos humanos estratégico, fica claro a importância dos KPIs com objetivo de mensurar os resultados. E assim, identificar a eficiência dos processos que impactam diretamente no sucesso da empresa. Além disso, esses dados do RH viabilizam que a equipe seja mais assertiva em suas ações, a fim de proporcionar:

  • Contratações alinhadas;
  • Processos rápidos e econômicos;
  • Experiências positivas aos candidatos;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Queda no turnover;
  • Ações de Employer Branding;
  • Boa reputação da marca empregadora.

Dados do RH para experiências durante a contratação

A partir da análise da dados do RH, a equipe consegue mensurar pontos importantes para realizar uma contratação alinhada com as necessidades do negócio. E dessa forma, promover o encontro certo entre a empresa e o profissional.

Veja os principais pontos:

  • Perfil adequado para a vaga: considerando as capacidades necessárias para a oportunidade de acordo com o gestor da área e os índices de People Analytics.

Saiba como funciona o People Analytics para os processos de recrutamento e seleção.

  • Fit cultural da empresa: contratar profissionais com valores semelhantes ao da empresa tem maiores chances de se adequar e sentir-se satisfeito. E por consequência, não alimenta o índice de turnover.

Contrate o candidato certo de acordo com o Fit Cultural.

  • Experiência do candidato: esse é um índice que influencia diretamente a percepção que o mercado de trabalho tem da empresa. O que reflete refletindo na reputação da marca empregadora, além de muitas vezes ser decisivo para o profissional aceitar a oportunidade.

Dicas para promover boas experiências aos candidatos com o recrutamento online.

É por meio da análise dos dados do RH, que mensuramos a satisfação dos candidatos . Com isso, é possível estruturar uma experiência agradável para os profissionais, de acordo com as expectativas e perfil dos candidatos. Além disso, esse índice pode também ser calculado com pesquisas em que os colaboradores avaliam o processo de seleção.

Dados do RH de contratação

Para a análise dos dados do RH de contratação, o primeiro passo é definir as informações estudadas, assim a mensuração é de fato efetiva. Por isso, etipule quais são as atividades que devem ser executadas e estabeleça as etapas do processo. Após fechar esses pontos, entramos no âmbito de entender como mensurá-los, ou seja, quais são os níveis de eficiência para considerar o desempenho positivo.

Os indicadores podem ser:

  • Número de currículos recebidos;
  • Tempo em cada etapa;
  • Candidatos entrevistados;
  • Custo dos processos;
  • Velocidade no fechamento da vaga;
  • Feedback aos candidatos;
  • Produtividade dos gestores.

Nesse ponto, contar com um sistema que organize de forma automática esses dados do RH facilita a avaliação dos gestores da área de recrutamento. Assim, é possível enxergar, de forma simplificada, as principais dificuldades que e equipe encontra ao realizar os processos seletivos. Desse modo, promover ações para o aprimoramento das atividades.

A análise desses dados do RH torna a gestão estratégica, permitindo que as decisões e novas ações façam realmente sentido com as necessidades da área. Indicar tais melhorias é um fator importante para aprimorar a experiência dos recrutadores, e assim a produtividade e assertividade nos processos seletivos.

Uma das formas de recrutar com maior eficiência é contar com um ATS de recrutamento e seleção, como o Pandapé, que viabiliza a digitalização dos processos. Pois, conta com a automatização de etapas, aplicação de filtros de triagem de acordo com o fit cultural, testes online e vídeo entrevista.

Além de reunir indicadores importantes para o RH em um único painel. O dashboard do Pandapé disponibiliza:

  • Status do processo seletivo;
  • Vagas inseridas;
  • Velocidade das contratações;
  • Origem dos candidatos;
  • Atualização das vagas;
  • Agenda;
  • Evolução dos inscritos;
  • Tarefas pendentes;
  • Avaliações da empresa.

Dados do RH para experiências do colaborador

O setor de recrutamento estratégico deve mensurar não somente os dados do RH de contratação, mas também os índices que revelam a experiência dos colaboradores. Afinal, saber como os funcionários se sentemé fundamental para desenvolver as melhores ações a fim de manter o engajamento e produtividade da equipe. O que garante também a retenção dos talentos necessários para os bons resultados.

Além disso, uma das principais formas de promover boas experiências é entender que os colaboradores passam grande parte do seu tempo dedicando-se a empresa. Por isso, devem ser reconhecidos sempre que possível, sejam com clima agradável, plano de carreira ou até mesmo bons benéficos. É dessa forma que o RH pode fazer com que o colaborador se sinta interessado em continuar contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da corporação.

Os dados do RH podem ser:

  • Pesquisa de clima: É uma das principais formas de entender as percepções dos colaboradores sobre a empresa. Bem como, manter um canal de comunicação aberto, criando um ambiente agradável para sugestões e críticas.
  • Desempenho: É um fator importante para avaliar o nível de comprometimento e satisfação dos colaboradores. Logo, o RH deve estar em constante atuação com os gestores, a fim de perceber as dificuldades dos colaboradores.
  • Turnover e absenteísmo: São indicadores famosos no RH, ambos se relacionam com a qualidade e eficiência das contratações. Assim, o setor de recrutamento deve analisar com frequência os índices de rotatividade e ausência dos colaboradores, que também servem para observar a satisfação.

Reputação da marca empregadora

Esse é um indicador importante em todos os níveis de atuação do RH. Logo, é fundamental para pensar em ações que valorizem o capital humano e melhore suas experiências. Por isso, avalie a percepção que o mercado tem da sua marca, por meio dos comentários de colaboradores, candidatos e ex-colaboradores

De forma geral, quando a empresa se baseia em dados do RH para tomar decisões consegue ser muito mais assertivo. E com isso, melhorar a experiência de todos que estão em contato com a empresa, e por consequência atingir resultados mais positivos.

Contar com uma ferramenta de recrutamento e seleção que centraliza os principais dados do RH, é uma ótima forma de iniciar essas análises. O Pandapé, ATS de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, permite acompanhar as Informações sobre as fontes de recrutamento e sobre a equipe de recrutadores, podendo extrair relatórios gerenciais quando for necessário.

Software de recrutamento e seleção