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Recrutamento e Seleção

Dicas de como escolher o candidato certo para a sua empresa

Dicas de como escolher o candidato certo para a sua empresa

Embora recrutar e selecionar esteja entre as atividades habituais do setor de recursos humanos, essas não são tarefas simples. Elas exigem atenção dos recrutadores, e o uso das melhores para prática para escolher o candidato certo.

Essa atividade cotidiana é fundamental para compor equipes de sucesso, e por isso, cada vez mais recrutadores estão investindo em novos recursos, principalmente com uso de tecnologia para RH.

O recrutamento começa no momento em que o setor de recursos identifica as necessidades da empresa, as estratégias de People Analytics, também fazem parte desse processo, e vai até o momento do onboarding do novo profissional.

people analytics - escolher o candidato certo

Sendo assim, para obter sucesso nas contratações é preciso desenhar todas as etapas do recrutamento. Em resumo: entender a vaga, definir o perfil do candidato, fazer a triagem dos profissionais e selecionar o candidato ideal.

Porém, neste artigo não vamos nos limitar ao básico. Escolhemos 10 dicas indispensáveis de como escolher o candidato certo para as vagas disponíveis na sua empresa. Continue lendo para saber mais!

Por que aplicar técnicas para escolher o candidato certo?

O processo seletivo é uma das práticas mais importantes para compor equipes de sucesso, isso porque realizar um bom recrutamento implica em contratar profissionais mais aderentes ao perfil da empresa.

Dessa forma, falar sobre como escolher o candidato certo é pensar nos reflexos em produtividades, impactos no clima organizacional e marca empregadora, bem como a redução do turnover.

Além disso, as técnicas de como escolher o candidato certo vão impulsionar o trabalho do RH, proporcionando mais assertividade e agilidade nas contratações dos melhores talentos para compor boas equipes.  

Como escolher o candidato certo para a sua empresa

Confira as dicas para otimizar o processo seletivo e fazer as melhores escolhas.

Trabalhe a marca empregadora

Embora o Employer Branding tenha o objetivo principal de proporcionar a satisfação dos colaboradores, essas ações podem ser o diferencial para selecionar o melhor candidato.

Isso porque são práticas que promovem a marca empregadora, agregando visibilidade positiva. Assim, crescem as chances dos profissionais mais qualificados se interessarem de forma espontânea pelas oportunidades da empresa.

Logo, o Employer Branding também pode ser considerado uma prática importante de como escolher o candidato ideal, pois quanto mais a sua empresa é vista como um bom lugar para se trabalhar, maiores se tornam os número de candidaturas qualificadas.

minicurso employer branding

Identifique as necessidades da empresa

Quando o assunto é como escolher o candidato ideal, uma etapa muito importante, e às vezes ignorada, está nos passos anteriores à abertura da vaga.

É importante que o RH alinhe de forma estratégica com os requisitantes e gestores os detalhes da oportunidade, funções do novo colaborador, conhecimentos necessários, expectativas de entrega e outras informações importantes.

Sabendo o que a empresa busca, os recrutadores conseguem definir as ações necessárias para encontrar o profissional mais adequado, e assim ser mais assertivo.

Defina o perfil ideal

Estamos falando sobre como escolher o candidato certo, mas antes disso é fundamental saber qual o perfil esperado desse profissional. Por isso, com as informações da vaga em mãos, é o momento de fazer o detalhamento do perfil.

Ou seja, essa é a hora de pensar no conjunto de traços que o profissional deve ter para ser aderente à vaga. Não se trata da descrição do trabalho, mas sim de um detalhamento para que o RH possa classificar as candidaturas.

Para isso, defina a persona ideal em aspectos como:

  • Conhecimentos técnicos;
  • Competências;
  • Perfil comportamental;
  • Habilidades emocionais;
  • Experiências;
  • Valores;
  • Estilo de trabalho.

Essas características não implicam na contratação de um profissional exato, mas servem como base para a avaliação dos candidatos, direcionando o RH para a escolha mais aderente.

Além disso, com essas informações o setor define as etapas do processo, a fim de extrair as informações necessárias para contratar.

Crie o anuncio da vaga

Para anunciar a vaga é importante contar com dois passos: o primeiro é escrever um bom job description, também conhecido como anúncio da vaga, que deve apresentar a oportunidade de maneira transparente, detalhada e objetiva.

Em pesquisa realizada pelo Infojobs, 87% dos profissionais afirmam que preferem um anúncio de vaga completo. O dado reforça que essa é uma estratégia fundamental nas práticas de como escolher o candidato certo.

Para deixar o job description claro, insira as informações a seguir:

  • Título da vaga;
  • Regime de contratação;
  • Local de trabalho;
  • Horário;
  • Descrição da vaga;
  • Função a exercer;
  • Requisitos;
  • Qualificações necessárias;
  • Conhecimentos técnicos;
  • Faixa salário;
  • Nome da empresa;
  • Outras informações da cultura empregadora.

Com essas informações o RH demonstra de forma clara o perfil que está buscando, e assim, a triagem de profissionais começa antes mesmo da candidatura. Além disso, com um job description atraente as chances de receber currículos aderentes são ainda maiores. Com as tecnologias atuais, o ChatGPT pode ser um aliado do RH nessa etapa.

Divulgue nos melhores canais

O segundo ponto para anunciar a vaga de maneira assertiva é escolher os canais certos para a divulgação, é por meio dessa divulgação que os candidatos vão encontrar a sua empresa, por isso é importante saber onde os profissionais estão.

Lembre-se também que isso, junto com a linguagem verbal e visual, comunicam a cultura da empresa. Por este motivo, organizações mais informais muitas vezes divulgam as vagas em perfis de redes sociais.

Vale lembrar que com alguns softwares de recrutamento é possível divulgar a mesma vaga em diversos canais com poucos passos.

No Pandapé ATS, por exemplo, é possível fazer a publicação em mais de vinte canais de emprego com apenas um clique. Além de concentrar todas as candidaturas em um único lugar, organizando todos os dados dos candidatos para otimizar o tempo do recrutado. Por isso, essas etapas são importantes nas estratégias de como escolher o candidato certo.

Faça uma triagem de currículos eficiente

É comum que o RH receba muitos currículos, porém aplicar as etapas de testes e entrevistas para todos os candidatos acaba não sendo estratégico. Por isso, a triagem de currículos entra como uma das principais práticas de como escolher o candidato certo.

Na triagem de currículos, o perfil do candidato tem um papel fundamental, pois é com base naqueles critérios que os recrutadores devem filtrar os profissionais. Portanto, a triagem deve ser feita de acordo com as competências e habilidades esperadas, assim o nível de aderência tende a ser maior.

Nesse ponto, a triagem pode ser simplificada com o uso de tecnologia, isso porque, na funcionalidade de Smart Recruting, o recrutador pode definir e personalizar previamente os requisitos para que o profissional avance de fase em um fluxo automatizado.

Aplique os melhores testes

Aplicar testes auxilia na validação dos conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais do candidato.

Nas estratégias de como escolher o candidato ideal, os testes funcionam como uma triagem qualificada para observar quais são os profissionais mais aderentes às necessidades da empresa.

Testes como de Fit Cultural, comportamental (DISC) e integridade (MIDOT), apresentam avaliações mais detalhadas de aspectos importantes para o sucesso de uma contratação, o que garante que apenas os melhores candidatos sigam para as entrevistas, que são as etapas finais do recrutamento.

Faça entrevistas estratégicas

Embora a triagem de currículos e os testes ajudem muito nas estratégias de como escolher o candidato certo, as entrevistas ainda são o principal momento para que o RH conheça e avalie os profissionais.  

Para as entrevistas, online ou presencial, é importante que o recrutador conheça o currículo do candidato e prepare a condução da conversa para aproveitar ao máximo a conversa, a fim de explorar os aspectos anteriormente apresentados pelo candidato.

Além disso, quando falamos de como escolher o candidato certo, o RH precisa estar preparado e treinado com as melhores práticas de entrevista. Em uma entrevista, lembre-se sempre de:

  • Estudar a vaga e o perfil do candidato;
  • Deixar o profissional a vontade;
  • Falar sobre as expectativas da empresa;
  • Organizar a entrevista com perguntas assertivas;
  • Fornecer feedback aos candidatos. 

Faça um recrutamento interno

O recrutamento interno é uma boa estratégia de para escolher o candidato certo. Isso porque, o colaborador ideal pode já fazer parte do seu quadro de funcionários, e assim, o recrutamento se torna mais rápido e até mais eficiente, uma vez que o funcionário já é aderente à cultura organizacional.

Para impulsionar o recrutamento interno, um programa de indicação pode ser implementado, o que torna a participação dos colaboradores ainda maior, valorizando sua visão e desenvolvimento, além de fortalecer a marca empregadora.

Como escolher o candidato certo com tecnologia

Outro destaque nos processos seletivos está no uso da digitalização para o RH, isso porque boa parte dos pontos destacados anteriormente podem ser integrados e otimizados com a tecnologia de um software de recrutamento e seleção como o Pandapé ATS, desenvolvido pelo Infojobs.

Além de centralizar as informações e automatizar os processos, a tecnologia para RH conta com Inteligência Artificial, que mapeia as contratações e apresenta aos recrutadores os candidatos com o perfil mais aderente.

Agora que você já sabe como escolher o candidato certo, impulsione suas estratégias com a digitalização. Conheça o Pandapé ATS!