Como e por que usar vídeo entrevista no processo de recrutamento e seleção?

Saiba como a vídeo entrevista pode contribuir para gestão de pessoas e a contratação de talentos com match perfeito!

Como e por que usar vídeo entrevista no processo de recrutamento e seleção

A medida em que a transformação digital ganha espaço, a tecnologia apresenta cada vez mais possibilidades para tornar os processos internos das empresas assertivos e auxiliar os departamentos a se tornarem ainda mais estratégicos.

O recrutamento e seleção, um dos fluxos mais importantes e valorizados das corporações, vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo para se tornar mais rápido, sem comprometer a qualidade e os resultados. A vídeo entrevista faz parte do leque de oportunidades que facilitam o dia a dia de candidatos e recrutadores.

Em meio a concorrência acirrada e a quantidade de inovações que surgem no mercado, para ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes, as empresas precisam estar atentas e acompanhar o ritmo destas mudanças e oportunidades.

Falaremos neste artigo quais são os formatos de vídeos entrevistas e as suas vantagens. Fique por dentro desta novidade e torne o seu RH mais ágil!

O QUE É VIDEO ENTREVISTA?

A entrevista feita por vídeo pode funcionar de duas formas: o envio de vídeos pessoais do candidato, respondendo ou demonstrando algo solicitado pelo RH, com o tempo de duração que pode ou não ser determinado pelo recrutador.

Ou conduzir a entrevista completa com o profissional através de uma videoconferência, seja por celular ou software de recrutamento e seleção.

POR QUE USAR VÍDEO ENTREVISTA?

Esta tendência não para de crescer, pois já demostrou influenciar na produtividade, engajamento e, consequentemente, em feedbacks positivos para as empresas e candidatos. Veja os principais motivos para usar essa tecnologia:

OTIMIZAÇÃO DE TEMPO: a tecnologia automatiza processos operacionais, aumenta a visibilidade das vagas e auxilia o setor de RH a recrutar melhor e em menos tempo. As chamadas personalizadas e dinâmicas, atraem mais candidatos e reduz o tempo do R&S, pois é possível analisar mais rápido o material e perfil do candidato, sem a necessidade de alinhar agendas para uma entrevista presencial.

ECONOMIA: soluções digitais reduzem o custo de processos internos, direta ou indiretamente, a curto, médio e longo prazo. Com recrutamento digitalizado, gasta-se menos tempo, recursos e dinheiro. A implementação de vídeo entrevista no processo seletivo ajuda a reter talentos, por iniciar o trabalho de engajamento com a marca, e facilita a contratação de acordo com o fit cultural da empresa, uma vez que esse formato alcança mais pessoas e agiliza o processo de entrevistas.

GESTÃO DE PESSOAS: cuidar da experiência das pessoas com a sua empresa é importante e ajuda a fortalecer a marca empregadora. Atribuir ao R&S a vídeo entrevista permite que os candidatos se sintam mais à vontade para se preparar, e não precisem investir no deslocamento para uma conversa presencial com o recrutador. Também demonstra modernidade aos profissionais, pois passa a imagem de que a empresa está aberta para aderir a inovações e se adaptar as tendências de mercado. O olhar positivo dos candidatos sobre a sua empresa faz toda a diferença para que se tornem embaixadores da sua marca.

ANÁLISE ESTRATÉGICA E ASSERTIVA: outra vantagem bastante benéfica para o RH ao proporcionar a comodidade de fazer a entrevista por vídeo é que os candidatos se sentem à vontade o suficiente para demonstrarem a sua essência. Este fator facilita a compreensão do perfil pessoal e profissional do candidato e se está de acordo com a cultura da empresa. Assim, é possível analisar a fundo e contratar a pessoa ideal.

FEEDBACKS MAIS RÁPIDOS: sabemos que os candidatos ficam aflitos para receber um retorno sobre o processo seletivo e que é preciso conciliar muitas tarefas do RH para fornecer este importante contato com os profissionais. A vídeo entrevista otimiza o processo e permite que o feedback seja feito mais rápido de maneira totalmente transparente e eficaz, pois foram avaliados pontos reais do candidato.

INOVAÇÃO NO PROCESSO DE R&S: a vídeo entrevista é mais uma novidade! Por isso, implementar nos processos da sua empresa, a posiciona como uma marca inovadora e antenada, isto chamará atenção de talentos. A inovação torna a empresa mais estratégica e dinâmica.

Agora que você sabe tudo sobre vídeo entrevista, tem a chance de tornar a sua empresa ainda mais inovadora e o seu RH ainda mais estratégico, para isso, acompanhe a nossa dica!

O PandaPé é um software de recrutamento e seleção, totalmente integrado com o banco de mais de 34 milhões de currículos do InfoJobs, e possui a função de vídeo entrevista.

A plataforma permite que os recrutadores façam a entrevista completa por vídeo ou programem uma tarefa que será disparada automaticamente para que os candidatos recebam as orientações de fazer os vídeos pessoais e encaminharem para o recrutador responsável. 

O recrutador pode programar toda a comunicação com os candidatos e encaminhar avisos automáticos sobre os detalhes das etapas e concluí-las dentro da própria ferramenta.

E além disso, tem a opção de incluir todas as impressões e avaliações dos candidatos e disponibilizá-las em um painel para que todas as pessoas envolvidas no processo possam verificar e tomarem a melhor decisão.

Saiba como o software PandaPé pode centralizar, humanizar e digitalizar o seu processo de R&S. Solicite agora mesmo uma demonstração e fique atento às novidades em nossas redes sociais.