Recursos Humanos

Como crescer na carreira em RH?

Como crescer na carreira em RH?

Saiba como crescer na carreira em RH através de dicas simples para colocar em prática no dia a dia

Os departamentos passaram a repensar nas relações de trabalho e na forma de executar as atividades diariamente, pois antigas metodologias já não iam mais de encontro com o mercado de trabalho. E com a área de Recursos Humanos não é diferente, pois, passou a ganhar mais notoriedade e importância dentro das organizações por estar associado ao pilar mais importante: as pessoas.

Com isso, o setor de RH passa a ser reconhecido como o coração das empresas e a ter papel fundamental nas tomadas de decisões e no desenvolvimento de estratégias de Recrutamento e Seleção, gestão de pessoas, Employer Branding, bom clima organizacional, motivação e estruturar a cultura empresarial além de melhorias contínuas na empresa como um todo visando a potencialização de resultados dos colaboradores.

Mas crescer na área de RH pode ser difícil, pois, não é novidade para ninguém o quanto a concorrência está cada vez mais acirrada. Então, se você deseja investir e crescer na carreira dentro do setor de RH, este é o artigo certo! Saiba como ser um bom profissional de Recursos Humanos através das nossas dicas.

COMO CRESCER NA CARREIRA DE RH?

Alguns princípios são importantes e ajudam muito no desenvolvimento e crescimento profissional dentro das empresas, não só em RH, mas em todos os setores.

Demonstrar comprometimento e manter uma boa comunicação com outros departamentos e profissionais, contribuem bastante para um dia a dia saudável e repleto de aprendizados e evolução. Sem contar que auxiliam na construção de uma boa reputação profissional e fundamental para uma ascensão promissora.

CONHEÇA A SUA EMPRESA

Ao fazer parte do time de colaboradores de qualquer empresa, é importante buscar conhecer profundamente a organização. Saber em que segmento está inserido faz toda a diferença no dia a dia, isso quer dizer, ir além do ‘’quem somos’’ disponível no site oficial, significa, entender quais os objetivos, qual caminho a empresa percorrerá para atingi-los, qual o ramo a empresa atua, quais são as metas e as estratégias do negócio.

Esteja atento para saber detalhes sobre sua empresa, seja interna ou externamente, procure conhecer a imagem da marca empregadora, conhecer os resultados, conquistas, porte e qualquer outro dado que possa ser relevante no dia a dia e que responda às suas principais dúvidas.

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ ALINHADO A CULTURA EMPRESARIAL? BUSQUE SABER!

Este é um dos fatores mais importantes! Levar em consideração os valores e cultura na hora de aceitar uma vaga de emprego estabelece uma relação mútua e saudável entre empregado e empregador.

E para conquistar espaço e destaque no seu ambiente profissional, é necessário estar de acordo com o Fit Cultural, ou seja,literalmente vestir a camisa da empresa e elevar o seu nível de dedicação e entrega.

Ser compatível com a política, valores, objetivos e Fit Cultural da empresa torna o dia a dia mais harmônico, contribuindo significativamente para o bom clima organizacional além de transformar a rotina de trabalho mais produtiva.

APLIQUE SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS NO DIA A DIA

Para colocar em prática este item, o esforço e proatividade devem completar o seu perfil profissional. Isso porque, somente será possível apresentar soluções criativas e inovadoras mantendo-se sempre atualizado.

Desta forma, busque ler, estudar e se especializar, seja sobre temas relacionados a área de RH e também sobre o segmento da sua empresa, pois esta bagagem de conhecimento e estar antenado a novidades, permite tomadas de decisões assertivas e com maior potencial de atingir – e até mesmo superar – as expectativas dos consumidores e dos colaboradores.

Estar presente em eventos, palestras, workshops e feiras sobre novidades e discussões acerca de assuntos sobre a área, lhe permite manter à frente ou, pelo menos, nivelado a concorrência, pois saberá quais as necessidades e tendências do mercado de trabalho. Assim, tornará o seu perfil mais estratégico.  Desenvolver ações inovadores e criativas na área de recursos humanos que era vista como repleta de burocracias e complicações, é extremamente valorizado, pois permite buscar novos resultados e também aplicar novas tendências em outros setores, além disso focar na gestão de pessoas te coloca a frente de boas oportunidades de crescimento dentro da empresa.

BUSQUE NOVAS ESTRATÉGIAS

Inovar com foco em Gestão de Pessoas e nos resultados da empresa é a chave para o crescer na carreira em RH.

E uma das principais dicas para este processo de evolução dentro de recursos humanos está em encontrar novas metodologias. Isso porque, é necessário acompanhar o ritmo do mercado e adaptar a sua empresa de acordo com as transformações e as novas gerações de profissionais.

Desenvolver novas e adequar estratégias de gestão permitem atingir resultados acima da média. Por isso, busque aprimorar ações, trabalhar em métodos que fortaleçam a marca empregadora, se informe e estude sobre boas práticas que podem ajudar no dia a dia, invista em estratégias voltadas ao endomarketing e manter um canal de comunicação sempre muito claro, objetivo e transparente com todos os funcionários.

Busca-se cada vez mais um RH que além de estratégico, participe da tomada de decisões em relação a diversos fatores, não só ao que compete a área de RH, mas também outros setores. Por isso,procure se desenvolver em outras habilidades técnicas, com funções mais analíticas e estratégicas, isso lhe permitirá participar de planejamentos e tomada de decisões mais assertivas.

DESENVOLVA AS PESSOAS

Esteja à frente de projetos que visam facilitar o dia a dia dos demais colaboradores e, acima de tudo, não se esqueça de priorizar a potencialização e a evolução das pessoas.

Foque em atividades que contribuam para o desenvolvimento pessoal, esteja próximo aos outros departamentos para apoiar os funcionários. Aplique treinamentos internos e externos, palestras com metodologias diferentes, estimule a participação em atividades diferenciadas, esclareça dúvidas e crie um canal de comunicação direto e claro com os colaboradores, assim, é possível estabelecer uma relação próxima, saudável e auxiliá-los sempre que necessário.

Torne os profissionais parte de processos importantes e procure demonstrar o quanto são importantes para o negócio através da valorização das habilidades, conhecimentos e técnicas, torne-os em principais protagonistas da sua marca.

Se você visa crescer na carreira em RH, não pode ficar parado! É preciso acompanhar o ritmo do mercado e buscar sempre estar à frente dos concorrentes e atendo as novidades através da busca constante de conhecimentos. 

O RH passou a ser analítico, estratégico e fundamental para o bom funcionamento e o sucesso das empresas. E através atitudes simples, comprometimento e vontade de crescer somado ao cuidado com as pessoas, é possível se destacar na área de Recursos Humanos e ter uma carreira promissora.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e que seja útil para o seu dia a dia.

Conheça também o nosso ATS, Pandapé, totalmente vinculado ao banco de currículos do Infojobs. Solicite uma demonstração e digitalize, centralize e otimize o seu processo de Recrutamento e Seleção, contrate melhor e em menos tempo.

Conheça o Pandapé