Como atrair, selecionar, entrevistar e contratar de forma mais rápida

Saiba, na prática, como a ferramenta digital certa pode ajudar o seu RH a contratar o melhor profissional de forma qualificada e com o menor SLA.

Muito se fala sobre o RH 2.0, 3.0 e até mesmo o RH 4.0, isso demonstra nitidamente o quanto o setor está em constante transformação, os profissionais buscam otimizar tarefas e torná-las mais assertivas e ágeis. Podemos afirmar que boa parte dessas mudanças estão atreladas a imersão da tecnologia no dia a dia e nas alterações dos perfis dos profissionais.

Não é novidade para ninguém que acompanhar o ritmo da transformação digital é fundamental para que as empresas continuem competindo no mercado e possam se destacar. Mas, o RH também contribui na construção de uma boa reputação. Desde o momento da atração dos profissionais até o ato da contratação está vinculado ao sucesso da marca empregadora, por isso, contar com as facilidades e benefícios de soluções digitais e inovadoras no departamento de recursos humanos faz a diferença.

Prazos longos para contratar talentos além de gerar prejuízos financeiros para a empresa, influencia diretamente no engajamento e na motivação de seus candidatos. Não dá para continuar fechando suas vagas com um grande SLA. Implementar um processo de recrutamento e seleção digital, rápido, seguro e assertivo o quanto antes é essencial!

Entenda como a tecnologia alinhada ao departamento de recursos humanos pode tornar o seu recrutamento e seleção ainda mais estratégico e ágil.

COMO É O SEU PROCESSO DE R&S?

Cada processo de seleção possui suas particularidades, mas se a sua empresa ainda não adotou um fluxo digital, você com certeza se identificará com as situações abaixo.

Empresas que não acompanham o ritmo do mercado e adaptam os processos de R&S, incluindo tecnologia e fluxos que visam facilitar a rotina dos recrutadores e tornar as contratações assertivas, aumentam significativamente o SLA de fechamento das vagas, pois se deparam com diversos retrabalhos e dificuldades para atrair os perfis ideais.

Sem um bom ATS (Applicant Tracking System), os recrutadores precisam incluir todas as informações das vagas manualmente, desde a criação do job description até a publicação da oportunidade.

Imagine só uma grande rede de supermercados que não possui uma solução digital, será preciso criar sempre a vaga desde o início, implicará, por exemplo, em escrever as mesmas informações quando precisarem de operadores de caixa. E se compararmos com a quantidade de tarefas que RH desempenha, se torna inviável.

Depois de gastar um longo tempo para criar a descrição da vaga, você precisará divulgar a oportunidade da sua empresa, não é mesmo? Para encontrar o seu público alvo e estar presente onde estão, sem uma ferramenta digital, o recrutador precisará publicar em um canal por vez, acumulando retrabalho.

Finalmente com a oportunidade divulgada, sua organização tende a receber diversos CVs e, muitas vezes, uma grande quantidade não está alinhada com as necessidades e sem filtros inteligentes para identificar os candidatos mais qualificados e preparados, o RH se depara com um grande desafio para encontrar o profissional ideal, pois a triagem de perfis torna-se cansativa e pouco segura e assertiva. Ou seja, não otimizar o fluxo de triar currículos pode significar perder um talento para a concorrência.

Além disso, o uso de planilhas e currículos impressos também costumam aparecer muito em processos não automatizados.

Em resumo, não inserir a tecnologia no processo de contratação compromete e prejudica a empresa, pois causa aumento de SLA, custos com contratação e demissão de profissionais não alinhados com o Fit Cultural e impacta na produtividade do recrutador e da empresa como um todo.

Segredos Fit Cultural

Para demonstrar como a tecnologia certa ajuda na assertividade de atrair, selecionar, entrevistar e contratar de forma mais rápida, entenda como funciona o passo a passo do processo de seleção automatizado.

1º PASSO – ATRAÇÃO

ATRAÇÃO DE PROFISSIONAIS – Sabemos o quanto a reputação da empresa influencia na atração de talentos, pois, cada vez mais os profissionais buscam referências através dos canais digitais para compreender como é o dia a dia da organização, o que oferecem e como tratam as pessoas.

Por isso, é importante gerenciar muito bem as plataformas da sua empresa e estreitar os canais de comunicação com os candidatos, e o PandaPé oferece a solução ideal!

Dentro do ATS, as empresas conseguem personalizar e editar quando quiser o microsite criado automaticamente dentro do portal InfoJobs.  Esta função permite que as empresas:

– Gerenciem uma aba focada em divulgar vagas, também conhecida como ‘’trabalhe conosco’’;

– Monte a página com a identidade da sua empresa e inclua a descrição de ‘’quem somos’’, FAQ, vídeos e fotos institucionais, entre outros;

– Divulgue quais os benefícios que sua empresa oferece;

– Insira as premiações e reconhecimentos que a marca recebeu;

– Interaja com o seu público e saiba o que estão pensando sobre a sua marca empregadora, responda aos comentários de funcionários e ex-funcionários;

– Fortaleça o Employer Branding e leve em consideração a experiência do candidato desde o primeiro contato;

– Compreenda quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, mapeie o risco de fuga dos profissionais, ou seja, quais motivos os talentos buscam fazer parte da empresa ou porque estão cogitando ir para concorrência.

Veja o exemplo do microsite da Johnson & Johnson dentro do jobsite:

2º PASSO – SELEÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO COLABORATIVO – Para que o RH contrate o candidato ideal, é essencial que o gestor da vaga e os decisores estejam envolvidos e cientes de todas as informações do processo, com o PandaPé, sua empresa consegue realizar um processo de recrutamento e seleção colaborativo e totalmente integrado.

O ATS permite ainda designar o quanto os envolvidos no processo podem acessar e visualizar. Por exemplo: O Administrador, gerencia os usuários, consegue adicionar ou excluir, determinar status, nível de acesso ou filial.

  Dentre os níveis de acesso, há todas as opções abaixo:

CRIAÇÃO DA VAGA – Este é um dos tópicos mais importantes, trata-se da construção da divulgação da vaga e deverá ter uma boa job description, com informações básicas e quais os requisitos desejados.

Ao usar o PandaPé, pela primeira vez, será necessário que o recrutador crie desde o início a vaga, mas, em seguida,  poderá otimizar tempo com a função de replicar vagas.

O responsável pode divulgar a mesma vaga várias vezes sem precisar descrever tudo novamente. Esta é uma vantagem para empresas com grandes volumes de contratação e com muitas vagas parecidas, como por exemplo: call center, indústria, redes varejistas, etc.

Para vagas específicas, o RH pode replicar e somente ajustar detalhes de descrição.

Ao configurar a vaga, inclua filtros inteligentes e defina qual nível de adequação dos candidatos ideais, você pode classificar como: Muito Importante, Menos Importante e Razoável.

Na aba de Dados da Publicação, é possível configurar data de publicação e a data de vencimento das vagas. Assim, a oportunidade da sua empresa será publicada na data agendada e finalizada conforme a configuração.

Durante a criação da vaga, o recrutador consegue programar todo o processo onboarding que os candidatos percorrerão durante o processo de seleção. Todos os disparos de avisos, comunicação com os talentos e fases serão automáticos através do Smart Recruiting.

Lembrando que os recrutadores e os responsáveis podem editar qualquer informação e comando programado a qualquer momento. É bem simples!

SMART RECRUITING – trata-se da definição da esteira dos candidatos.

Sua empresa consegue automatizar de ponta a ponta todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, ou seja, excluir ações automáticas e movimentos automáticos que se executarão à medida em que os candidatos avancem.

Este fluxo é configurado de acordo com as particularidades das vagas e a urgência da organização e também é possível incluir as regras de descarte de candidatos uma única vez.

MULTI-PUBLICAÇÃO – Após criar a vaga, é preciso chegar até o seu público alvo e, para isso, sua empresa precisa estar onde eles estão. A função de Multi-Publicação permite a divulgação das vagas em diversos jobsites e redes sociais com apenas um clique. É isso mesmo, você consegue divulgar sua vaga simultaneamente sem sair do PandaPé.

Sua empresa pode optar pela publicação da vaga no InfoJobs, além de poder configurar a vaga como Básica ou Urgente (se a vaga for configurada como urgente, candidatos dentro do perfil receberão um e-mail para se inscreverem nesta vaga).

TRIAGEM DE CURRÍCULOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIALApós passar pelas etapas de criação, configuração de vagas, os filtros específicos e os comandos por keywords são ativados, facilitando e otimizando a triagem de currículos.

Além do cruzamento das informações dos currículos e de quais níveis de adequação a sua empresa listou como importante, a nossa machine learning também aprende com o comportamento do recrutador e, assim, passa a apresentar os perfis mais aderentes às vagas de acordo com o armazenamento de dados e ações feitos pela rede neural.

A triagem de currículos é um dos fatores que mais comprometem a agilidade e a assertividade do processo de seleção, a automatização e a IA que o PandaPé oferece ajudam os recrutadores diminuírem o SLA e contratar com mais qualidade e segurança.

3º PASSO – ENTREVISTA

VÍDEO ENTREVISTA – Com o PandaPé, o setor de recursos humanos consegue acompanhar as tendências de mercado e tornar o recrutamento e seleção mais inovador e digital. O ATS oferece duas opções: conduzir a entrevista completa por vídeo ou programar uma tarefa e enviar aos candidatos a solicitação com perguntas pré-definidas e receber respostas por vídeo que ficarão armazenadas na plataforma e podem ser consultadas, encaminhadas aos supervisores e demais áreas quantas vezes precisar. 


DIFERENCIAIS DE AVALIAÇÕES COM O PANDAPÉ – Além de encaminhar os testes a qualquer momento do processo seletivo de forma automática, sua empresa pode escolher entre avaliações comportamentais e técnicas ou aplicar todos os formatos. O time de RH pode usar os testes que estão disponíveis na plataforma ou criar um novo de acordo com a sua necessidade e urgências, além de optar por quantos deverão enviar aos profissionais.

As avaliações disponíveis no ATS fazem parte da parceria entre o PandaPé e a JobCoach. Os testes são focados em comportamento e valores pessoais e se baseiam em teorias mundialmente conhecidas. Se quiser saber quais as vantagens o seu negócio terá com esta integração, clique aqui.  

Os questionários facilitam o processo de filtro de currículos e refinam ainda mais quais candidatos são direcionados para as próximas etapas do processo de seleção.

4º PASSO – CONTRATAÇÃO

EXPERIÊNCIA DOS CANDIDATOS – Manter um canal de comunicação assertivo com os candidatos é importante, pois estabelece uma relação de proximidade e transparência com as pessoas.

Sempre que possível encaminhe feedbacks, orientações e avisos importantes sobre as fases do processo de seleção, mantenha os candidatos informados com ética e respeito.  Este fator é excelente para melhorar a reputação da sua empresa!

O PandaPé permite que os recrutadores se comuniquem com os profissionais por diversas formas, dentro do próprio ATS via WhatsApp, e-mail e SMS!

DASHBOARD – Todos os dados em um único lugar, a função do painel de controle unificado torna o recrutamento mais objetivo.

Os recrutadores conseguem acompanhar a evolução da vaga dos candidatos e as principais informações do processo de seleção, através de KPIs e gráficos dinâmicos. A centralização desses dados na página inicial torna a tomada de decisão mais assertiva e ágil.

SISTEMAS INTEGRADOS –  Incluir a digitalização em seu processo seletivo é importante, mas unificar sistemas e conseguir concluir a contratação completa com um único sistema é o ideal, certo? Também acreditamos nisso e por este motivo, o PandaPé permite que outros sistemas sejam integrados a plataforma.

O time de RH consegue integrar sistemas de DP no software e, consequentemente, agilizar o fechamento das vagas ao solicitar documentações, contatar os candidatos de diversas formas e deixar tudo pronto para o profissional ingressar na empresa.

É nítido o quanto a tecnologia atrelada aos procedimentos do RH auxilia no dia a dia e contribui significativamente com o sucesso da empresa com a contratação apoiada ao Fit Cultural, dados assertivos e na escolha automática do perfil técnico mais preparado para as vagas. E não podemos falar de transformar o processo de recrutamento e seleção sem uma ferramenta para auxiliar no processo de digitalização de suas contratações. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração, torne o seu R&S mais digital e inovador com a gente!

Solicite uma demonstração