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Como acompanhar a mudança de comportamento dos candidatos e recrutadores?

Como acompanhar a mudança de comportamento dos candidatos e recrutadores?

Para acelerar os resultados da empresa, é importante acompanhar as mudanças de comportamento não apenas dos candidatos mas também, dos respectivos recrutadores.

Com tantas transformações no mercado de trabalho, os profissionais já não são mais os mesmos e, com os recrutadores, não seria diferente.

O mundo se atualiza constantemente e a tecnologia também, com isso, a forma como as pessoas agem em relação à essas atualizações acabam passando por alterações. 

Neste artigo abordamos algumas das mudanças que ocorreram nos últimos anos. Continue a leitura.

A mudança de comportamento após a chegada da pandemia

Na era depois da chegada da pandemia muita coisa precisou mudar drasticamente. Não apenas o ambiente de trabalho, mas sim, o mundo inteiro.

Dezenas de pessoas acabaram perdendo o emprego e precisando se reinventar, outras precisaram adotar as medidas do home office

Até o consumo alterou sua antiga forma. O que antes era necessário ir até uma loja, um supermercado ou até mesmo uma farmácia, hoje em dia, é adquirido digitalmente, apenas com a utilização de um site ou aplicativo no celular.

Mas, o que tudo isso impactou para a área de recrutamento e seleção? De que forma essas mudanças geraram alteração no comportamento dos candidatos? 

Foram muitos meses afastados de escritórios e parece que nos dias de hoje, isso passou a ser um critério para inúmeros profissionais. 

O setor de RH precisa ficar atento aos novos sinais e comportamentos dos candidatos, não apenas para alinhar seu processo a essas mudanças, mas também, para propor novos formatos de trabalho para a organização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

Atualização do setor de RH

O setor de RH também passou pelas necessidades de se reinventar nos últimos anos. O comportamento do candidato mudou e assim, fazendo necessário a mudança de comportamento das empresas.

A digitalização total do RH se tornou necessária para esse período onde não podíamos nos encontrar presencialmente.

A empresa não pode parar então tudo passou a ser online e digital, desde a aquisição até a contratação.

Saiba como proporcionar boas experiências com no recrutamento online

Por isso, diversos pontos foram criados para tornar um RH mais ágil e assertivo em suas atividades, mesmo que a distância. Confira quais são:

Procedimento de recrutamento e seleção

As mudanças que encontramos nos últimos anos precisaram alcançar o recrutamento e seleção para que fosse realizado em um formato totalmente online.

Esse é um procedimento com diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os candidatos, principalmente quando se trata de economia de tempo e de recursos financeiros.

Mesmo que recrutar online seja uma tarefa um pouco mais simples do que no modo tradicional, ela requer organização e, até mesmo, a implantação de determinadas ferramentas para otimizar ainda mais esse trabalho.

Essas atividades acontecem por meio de plataformas de recrutamento e seleção online, como o PandaPé, que centraliza o processo seletivo, promove a triagem de currículos, entrevistas, testes e comunicação unificada em todas as etapas, tudo de forma digital.

A admissão passou a ser totalmente digital

A admissão digital passou a ser a realidade de diversas empresas, melhorando e otimizando tempo nos processos de contratação. 

Afinal, contratar no modelo antigo, solicitando documentos impressos já é coisa do passado.

Esse formato de admissão chegou para trazer um grande avanço ao RH, onde exclui a necessidade de diversas papeladas e a necessidade do colaborador ir até a empresa apenas para assinar o documento e levar milhões de cópias dos documentos.

Onboarding online

A fase de onboarding dos colaboradores é de grande importância para que ele entenda os processos e para que ele se familiarize com a empresa.

Além disso, ter a interação com os outros funcionários faz toda a diferença na hora de mantê-los engajados.

Atualmente, para que as empresas ainda possam colher todos os benefícios de um onboarding adequado, é preciso organização.

Marcação de ponto online

A marcação de chegada e saída do funcionário basicamente sempre foi no modelo tradicional de colocar a digital no marcador. Isso precisou mudar após a necessidade do isolamento social.

Dessa forma, a ferramenta de marcação de ponto online começou a ser utilizada em praticamente todas as empresas. 

Seja por reconhecimento facial, clique em um botão ou outra estratégia utilizada, o controle de presença do colaborador passou a ser 100% digital, fazendo com que o setor de RH consiga acompanhar o cumprimento das horas trabalhadas e também de horas extras.

Essa ferramenta ainda facilita o procedimento do RH e gestores para que possam acompanhar as marcações independente do local em que o colaborador estiver trabalhando.

A mudança de comportamento dos profissionais

A partir da mudança de comportamento dos candidatos e recrutadores, o processo seletivo tornou-se mais rápido e até mais assertivo. No entanto, essas transformações só se tornaram possíveis com ajuda da tecnologia e das redes sociais.

Hoje em dia, o profissional que está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, faz uma pesquisa focada no segmento que pretende atuar e obtém informações em redes sociais ou nos buscadores de internet.

Para isso, o recrutador precisa estar atento e não perder o ponto de contato com os profissionais, atuando de maneira ativa para atingir o perfil ideal, no lugar certo!

Como estar nos melhores canais sem perder tempo?

Mas de que forma, é possível estar nos melhores canais, sem perder tanto tempo de trabalho e potencializar os resultados?

Com o auxílio de sistemas que automatizam processos e garantem mais agilidade na rotina de recrutadores, a mudança de comportamento dos candidatos não seria um desafio, pois encontrar os profissionais ideais, com rapidez e assertividade será mais fácil do que o RH imagina. 

Softwares de recrutamento e seleção são capazes de tornar um processo seletivo mais fácil, com objetivo de atrair o maior número de candidatos qualificados em menor tempo.

Você conhece a multi-publicação?

Uma das funcionalidades para que isso ocorra é a multi-publicação. Essa função proporciona ao profissional de R&S que ele selecione os canais ideais para a vaga aberta e, em um clique, divulgue o job description para os usuários dessas páginas.

No PandaPé, software de recrutamento e seleção do Infojobs, a multi-publicação é uma das funções mais procuradas por recrutadores, já que é possível incluir as vagas de uma vez em até 16 jobsites e 3 redes sociais divulgando a candidatura. 

O multi-posting foi criado com base na mudança de comportamento dos candidatos, que estão conectados e em busca de novas oportunidades em diversos canais. 

E, também, para facilitar a rotina do profissional de R&S, que diante de tantas atividades, procura otimizar os processos da área para ser mais estratégico, atingir os objetivos da empresa e melhorar os resultados de recrutamento.

Considerando as mudanças de comportamento e com foco na usabilidade dos recrutadores, o software de recrutamento do Infojobs oferece uma série de recursos para que o profissional possa desenvolver um trabalho com excelência em R&S.

Inteligência Artificial

Além dessa funcionalidade, o PandaPé apresenta outras funções que caminham junto com a transformação digital em RH, como o recurso de Inteligência Artificial, capaz de reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições e oferecer informação precisa para tomadas de decisão.

Uma maneira de aproveitar a tecnologia para o recrutamento é publicar vagas via QR Code, e atingir ainda mais candidatos. 

No PandaPé, as empresas podem gerar um código para que os candidatos acessem suas páginas e encontrem as vagas de maneira automática.

Atender a demanda de profissionais de R&S e alinhar as necessidades da empresa são dois objetivos de um software de recrutamento e seleção. 

Para que isso tudo aconteça, é preciso que os sistemas estejam preparados e acompanhem as inovações, tanto do setor, quanto de novas tecnologias.

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