Como acompanhar a mudança de comportamento dos candidatos e recrutadores?

Para acelerar os resultados da empresa, é importante acompanhar as mudanças de comportamento de candidatos e recrutadores.

Como acompanhar a mudança de comportamento dos candidatos e recrutadores?

Com tantas transformações no mercado de trabalho, os profissionais já não são mais os mesmos e, com os recrutadores não seria diferente. Com a chegada de novas tecnologias, o ser humano começou a se modificar em muitos sentidos, principalmente na forma como faz pesquisas e, entre elas, está a busca por novas oportunidades de trabalho.

As mudanças de comportamento na forma como buscamos vagas de emprego é uma transformação relativamente recente, já que, até pouco tempo atrás era comum a entrega de currículos pessoalmente, com um papel impresso dos candidatos.

Atualmente, a maioria dos segmentos já não trabalha dessa forma e, tanto recrutadores, quanto candidatos, se relacionam de forma online, em que o profissional envia seu currículo por algum canal digital e fica por dentro das etapas do processo seletivo pela internet.

A partir da mudança de comportamento dos candidatos e recrutadores, o processo seletivo se tornou mais rápido e até mais assertivo. No entanto, essas transformações só se tornaram possíveis com ajuda da tecnologia e entrada das redes sociais, que facilitaram o encontro das pessoas por meio da internet.

Hoje em dia, o profissional que está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, faz uma pesquisa focada no segmento que pretende atuar e obtém informações em redes sociais ou nos buscadores de internet.

Para isso, o recrutador precisa estar atento e não perder o ponto de contato com os profissionais, atuando de maneira ativa para atingir o perfil ideal, no lugar certo!

Mas de que forma é possível estar nos melhores canais, sem perder tanto tempo de trabalho e potencializar os resultados?

Com o auxílio de sistemas que automatizam processos e garantem mais agilidade na rotina de recrutadores, a mudança de comportamento dos candidatos não seria um desafio, pois encontrar os profissionais ideais, com rapidez e assertividade será mais fácil do que o RH imagina.

Softwares de recrutamento e seleção são capazes de tornar um processo seletivo mais fácil, com objetivo de atrair o maior número de candidatos qualificados em menor tempo.

Uma das funcionalidades para que isso ocorra e que tem relação direta com o que estamos falando sobre a mudança de comportamento de candidatos e recrutadores, é a multi-publicação. Essa função proporciona ao profissional de R&S que ele selecione os canais ideais para a vaga aberta e, em um clique, divulgue o job description para os usuários dessas páginas.

No PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, a multi-publicação é um das funções mais procuradas por recrutadores, já que é possível incluir as vagas de uma vez em até 10 canais de divulgação de candidatura. Além da divulgação em redes sociais.

O multi-posting foi criado com base na mudança de comportamento dos candidatos, que estão conectados e em busca de novas oportunidades em diversos canais. E, também, para facilitar a rotina do profissional de R&S, que diante de tantas atividades, procura otimizar os processos da área para ser mais estratégico, atingir os objetivos da empresa e melhorar os resultados de recrutamento.

Considerando as mudanças de comportamento e com foco na usabilidade dos recrutadores, o software de recrutamento do InfoJobs oferece uma série de recursos para que o profissional possa desenvolver um trabalho com excelência em R&S.

Além dessa funcionalidade, o PandaPé apresenta outras funções que caminham junto com a transformação digital em RH, como o recurso de Inteligência Artificial, capaz de reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições e oferecer informação precisa para tomadas de decisão.

Uma maneira de aproveitar a tecnologia para o recrutamento é publicar vagas via QR Code, e atingir ainda mais candidatos. No PandaPé, as empresas podem gerar um código para que os candidatos acessem suas páginas e encontrem as vagas de maneira automática.

Atender a demanda de profissionais de R&S e alinhar as necessidades da empresa são dois objetivos de um software de recrutamento e seleção. Para que isso tudo aconteça, é preciso que os sistemas estejam preparados e acompanhem as inovações, tanto do setor, quanto de novas tecnologias.

Se ficou interessado em saber mais sobre o software de recrutamento e seleção do InfoJobs, o PandaPé, acesse aqui e peça sua demonstração.