Como a metodologia ágil pode tornar o setor de Recursos Humanos mais estratégico

Utilizar ferramentas tecnológicas e implementar a metodologia ágil em uma era de mudanças constantes impacta o comportamento das empresas e das pessoas.

A transformação digital está cada vez mais presente nas estratégias de crescimento das empresas. Através de soluções tecnológicas, é possível revisar processos antigos, desenvolver metas, mudar o mindset dos colaboradores e clientes e obter vantagem competitiva.  

No RH não é diferente. Com o surgimento de ferramentas digitais a todo momento, é possível implementar métodos e conceitos para inovar procedimentos burocráticos dentro das organizações e investir no desenvolvimento do capital humano através da metodologia ágil.  

O uso da tecnologia não é exclusividade do departamento de TI, muito pelo contrário. A metodologia ágil está presente em todos os setores da sua empresa e chegou com toda força ao RH, revolucionando a maneira como se contrata, integra (processos, ferramentas e colaboradores), engaja, desenvolve, capacita e avalia equipes.

Alcançar um RH ágil é um dos conceitos e pilares importantes de uma organização para o sucesso!

Metodologia Ágil: o que é?

Em resumo, é a utilização de ferramentas digitais e softwares para otimizar processos e modificar a estrutura cultural da empresa, ao aplicar tecnologia com foco em agilizar e potencializar resultados.

A Metodologia Ágil se trata de um recurso utilizado para melhorar, criar e desenvolver tecnologias que visam a satisfação do consumidor através de planejamento e divisão estratégica de tarefas.

De acordo com um novo conceito de empregabilidade sendo vivenciado pelos candidatos, empresas e avanço da tecnologia, as necessidades e objetivos se modificam no mesmo contexto e ritmo.

Através da metodologia ágil é possível alcançar melhores resultados com processos burocráticos automatizados, melhorar a satisfação dos colaboradores, aumentar produtividade e potencializar performance.

O RH ágil é uma resposta rápida, segura e inovadora para as novas necessidades das empresas, dos profissionais e de todo o universo corporativo.

Metodologia ágil e RH: funciona na prática?

Mais do que interpretar os ganhos adquiridos com recursos tecnológicos nas empresas, a metodologia ágil vai além, afim de apoiar o profissional no planejamento e viabilizar melhorias na gestão de pessoas.

É importante lembrar: o profissional de RH sempre estará à frente de decisões estratégicas!

Ferramentas tecnológicas são úteis para auxiliar a tomada de decisão com dados concretos, otimizar tempo e aumentar o índice de assertividade nos processos. Incentivar a implementação de metodologia ágil contribui para a evolução da empresa e dos colaboradores.

Com este conceito atrelado à prática, os profissionais de RH podem focar no desenvolvimento de pessoas e ações estratégicas para o crescimento da empresa. 

O RH ágil e criativo identifica oportunidades para acompanhar as demandas do mercado e desenha fluxos detalhados e de qualidade, com o intuito de minimizar gaps e contratar os talentos ideais para cada oportunidade.

As soluções digitais e a metodologia ágil permitem que o RH se torne um facilitador e incentivador da inovação e melhoria de desempenho. É um modelo que permite medir, de forma mais eficiente e diversificada, os resultados dos colaboradores.  

Como e por que implementar o RH Ágil na sua empresa?

RH Ágil

Redes colaborativas: a metodologia ágil contribui para a união do time de RH com foco em atingir o mesmo objetivo. É possível envolvê-los nos processos do departamento, trocar informações e fazer com que todos se sintam parte dos resultados;

Transparência: cada vez menos sigilo de informações. Os colaboradores ficam cientes de dados relevantes e dos objetivos da organização, e os feedback constantes ajudam no direcionamento;

Avaliação e recompensa: ao analisara performance da equipe com base em dados, o RH ganha credibilidade, conquista confiança e minimiza os gaps do departamento. Medir a produtividade e satisfação torna tangível o reconhecimento, cálculo de bonificação e a visibilidades dos projetos bem executados;   

Inspiração e engajamento: pesquisas, como de clima, por exemplo, são ótimos termômetros para medir o engajamento do time, e as ferramentas tecnológicas permitem tanto a implementação rápida da pesquisa, como o gerenciamento de ações de forma completa e segura para os colaboradores;

Adaptação: toda mudança exige um tempo de adaptação. Ajustar os processos de acordo com as demandas, visando a melhoria de resultados e evolução da empresa, impacta diretamente na satisfação dos colaboradores e clientes.

Incentivo: cumprir a política de boas práticas que visa desenvolver o capital humano da empresa, demonstra a valorização das pessoas e, consequentemente, incentiva a identificação, aumenta produtividade e melhora a satisfação dos colaboradores.    

A metodologia ágil pretende aumentar a interação das equipes, reduz o uso de papel, torna os processos mais rápidos, incentiva o desenvolvimento coletivo e a evolução dos negócios.

Com o PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, você introduz a metodologia ágil em sua rotina com apenas uma ferramenta! Ao utilizar inteligência artificial, o PandaPé é capaz de entender o comportamento do recrutador e indicar os currículos mais compatíveis com a sua vaga e com o fit cultural da empresa.

A automatização de processos de R&S, melhora a experiência do candidato, mantém a transparência e proximidade com os talentos e fortalece a reputação da marca empregadora. O software possui tecnologia avançada e atua como um facilitador para os profissionais de RH recrutarem de forma rápida, assertiva e econômica. A ferramenta digital humaniza os processos seletivos e otimiza o tempo dos profissionais. Clique aqui para conhecer!