Metodologia ágil para tornar o Recursos Humanos mais estratégico

Tempo de leitura: 5 Minutos

Saiba como a metodologia ágil e a utilização de ferramentas tecnológicas em uma era de mudanças constantes transforma o dia a dia das empresas e pessoas

metodologia ágil

A transformação digital cada vez mais está presente nas estratégias de desenvolvimento das empresas. E por consequência a metodologia ágil também. Ou seja, o crescimento por meio de soluções tecnológicas. Dessa forma, processos antigos são revisados e novas metas são desenvolvidas. Mas, principalmente ocorre a mudança de mindset para obter vantagem competitiva.  

No setor de recursos humanos não é diferente, uma vez que surgem ferramentas digitais a todo momento. Com isso, é possível implementar novos métodos e conceitos para inovar os procedimentos burocráticos dentro do RH. Além de, investir no desenvolvimento do capital humano com auxilio da metodologia ágil.  

Usar a tecnologia não é exclusividade do departamento de TI, muito pelo contrário, a metodologia ágil está presente em todos os setores das empresas. E assim, a metodologia ágil chega com toda força no RH. Com o objetivo de revolucionar a maneira como se contrata, realiza o onboarding, engaja e capacita os colaboradores, e avalia equipes.

Onboarding digital: como as empresas podem aproveitar a tecnologia

Alcançar um RH que utilize da metodologia ágil é um dos pilares de sucesso para as organizações, então vamos falar mais sobre.

Metodologia Ágil: o que é?

Em resumo, é a utilização de ferramentas digitais e softwares para otimizar processos e mudar a estrutura cultural da empresa.

A metodologia ágil se trata de um recurso usado para melhorar, criar e desenvolver tecnologias que visam a satisfação do consumidor, por meio do planejamento e divisão estratégica de tarefas.

Podemos observar que os avanços da tecnologia são constantes. E a metodologia ágil também se relaciona com a capacidade das empresas de se adaptar. Sendo sesse, um dos novos critérios de empregabilidade vivenciado pelos candidatos.

Por meio da metodologia ágil é possível alcançar os melhores resultados:

  • Automatização dos processos burocráticos;
  • Maior satisfação dos colaboradores;
  • Aumento e potencialização da produtividade.

A metodologia ágil uma resposta rápida, segura e inovadora para as necessidades das empresas, dos profissionais e do mundo corporativo.

Metodologia ágil e RH: funciona na prática?

Antes de tudo, é importante entender que a metodologia ágil vai além de interpretar os ganhos adquiridos com os recursos tecnológicos. Uma vez que, busca apoiar os profissionais no planejamento e viabilizar melhorias na gestão de pessoas.

De fato, as ferramentas digitais são úteis pois auxiliam na tomada de decisão com dados concretos, otimizam tempo e aumentam o índice de assertividade nos processos. Assim, incentivar a implementação de tecnologia contribui para a evolução da empresa e dos colaboradores.

É importante lembrar que o profissional de RH sempre deve estar à frente de decisões estratégicas! Com este conceito atrelado à prática, esses profissionais podem focar no desenvolvimento de pessoas e ações estratégicas para o crescimento da empresa. 

O RH ágil identifica oportunidades para acompanhar as demandas do mercado. Bem como, desenha fluxos detalhados e de qualidade. Sempre com o intuito de minimizar erros e contratar os talentos ideais para cada oportunidade.

Por isso, as soluções digitais permitem que o RH se torne um facilitador e incentivador da inovação para melhorar o desempenho. Esse é um modelo que permite medir, de forma mais eficiente e diversificada, os resultados dos colaboradores.  

Como e por que implementar a metodologia ágil no RH da sua empresa?

metodologia ágil

Redes colaborativas

A metodologia ágil contribui para a união do time de RH com foco em atingir os objetivos. Dessa forma, se envolve ainda mais a equipe nos processos do departamento. Uma vez que, se troca mais informações, fazendo com que todos se sintam parte dos resultados.

Transparência

Basicamente, estamos falando menos sigilo de informações. Com isso, os colaboradores ficam cientes de dados relevantes e objetivos da organização. Os feedbacks constantes que colaboram nesse aspecto.

Avaliação

Ao analisar a performance da equipe com base em dados, o RH ganha credibilidade, conquista confiança e minimiza falhas. Com a metodologia ágil, é possível medir a produtividade e satisfação de forma tangível. Fomentando o reconhecimento, cálculo de bonificação e a visibilidade de projetos bem executados.   

Engajamento

Pesquisas de clima são ótimos termômetros para medir o engajamento do time. Nesse ponto, as ferramentas tecnológicas, facilitam a implementação rápida da pesquisa. Além do gerenciamento de resultados para ações completas e seguras visando os colaboradores.

Adaptação

Toda mudança exige um tempo de adaptação, com a metodologia ágil não seria diferente. O RH deve ajustar os processos de acordo com as demandas, visando a melhoria de resultados e evolução da empresa. Isso impacta diretamente na percepção dos colaboradores e clientes.

Incentivo

Ações que visam desenvolver o capital humano da empresa, demonstram a valorização das pessoas. E por consequência, aumenta a identificação e produtividade, além de melhorar a satisfação dos colaboradores.    

A metodologia ágil pretende principalmente aumentar a interação das equipes. Mas também tem como efeito tornar os processos mais rápidos, incentivar o desenvolvimento coletivo e a evolução dos negócios.

Tecnologia para a metodologia ágil

Com o PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, você introduz a metodologia ágil na rotina da sua empresa com apenas uma ferramenta. Ao utilizar inteligência artificial, o ATS é capaz de entender o comportamento do recrutador e indicar os currículos mais compatíveis com a vaga e com o fit cultural da empresa.

Além dessa vantagem, a automatização de processos de R&S, melhora a experiência do candidato, mantém a transparência e proximidade com os talentos e fortalece a reputação da marca empregadora. O software possui tecnologia avançada e atua como um facilitador para os profissionais de RH recrutarem de forma rápida, assertiva e econômica. A ferramenta digital humaniza os processos seletivos e otimiza o tempo dos profissionais.

recrutamento e seleção