[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé

5 motivos para construir um banco de currículos com o Pandapé

5 motivos para construir um banco de currículos com o Pandapé

Construir um banco de currículos e trabalhar na atração de talentos são atividades de extrema importância para o RH. Saiba por onde começar!

O recrutamento de candidatos é uma atividade que demanda tempo, custa dinheiro e exige experiência e técnica para ser efetiva.

Sendo assim, a construção de um banco de currículos que passam por processos seletivos pode ser uma ação de grande proveito, visando otimizar tempo e dar oportunidade a talentos que podem fazer a diferença na sua empresa.

Portanto, como forma de melhorar os resultados de seleção e garantir que seu RH não deixe passar um profissional desalinhado com o Fit Cultural, separamos neste artigo, motivos para construir um banco de currículos usando o Pandapé, o software de recrutamento e seleção do Infojobs.

O sistema de R&S possui o recurso “Banco de Dados próprio e unificado”, que oferece a construção de um banco de currículos conforme as seleções da sua empresa e armazena os dados, ampliando contatos e ajudando a encontrar profissionais qualificados. Entenda mais a seguir!

Por que a sua empresa deve criar um banco de currículos com o Pandapé?

O Pandapé possui diversas funcionalidades focadas em otimizar o trabalho do seu recrutamento e seleção. Separamos algumas delas relacionadas ao banco de currículos.

1) Registro de histórico de candidatos

A fim de arquivar informações sobre os candidatos que passam por processos seletivos e obter um histórico, a construção de um banco de currículos pode ajudar o RH a observar os perfis que se interessam e que se adequam à empresa. Dessa forma, o recrutador pode ganhar tempo na hora de traçar o profissional mais aderente à empresa e otimizar a contratação.

2) Não duplicar candidatos numa mesma base

Se um candidato participou de dois ou mais processos, é importante que esse cadastro seja o mesmo e contenha todas as informações em uma mesma base. Pois, além de demonstrar o grande interesse do profissional em ingressar na empresa, a repetição de informação pode distorcer os resultados e prejudicar o trabalho de recrutamento e seleção.

3) Não perder um talento

Na visão do recrutador, não é interessante quando um profissional se inscreve para uma vaga, mas não atende as necessidades especificadas no Job Description. No entanto, isso pode acontecer quando o profissional muda a rota da sua carreira ou quando ele está passando por dificuldade de recolocação, por exemplo.

Diante disso, ter um banco de currículos que armazene esses talentos para futuras vagas pode economizar tempo de recrutamento e ajudar o RH a atrair um profissional qualificado de forma mais assertiva.

4) Unificar dados em um único sistema

Além do banco de currículos, o Pandapé oferece uma série de recursos que unificam e automatizam os processos de R&S. Todas as informações estarão disponíveis em um mesmo sistema, facilitando a comunicação entre o recrutador e solicitantes da vaga.

Com isso, a tomada de decisão da área, a contratação e até a avaliação sobre o time de recrutamento se tornam mais simples.

5) Análise e demonstração de resultados

A partir do momento em que é possível registrar histórico de todos os candidatos que passam pela seleção da empresa, o gestor de RH pode começar a elencar informações que sejam relevantes para a construção de relatórios e apresentação de resultados.

Com isso, é possível apresentar melhorias em diversos aspectos, como o tempo gasto com recrutamento, diminuição de custo com processo seletivo, redução de turnover, entre outros KPIs que costumam ser avaliados em RH.

Além disso, pensando em Candidate Experience, ter esses dados registrados e entender os perfis pode facilitar na construção de estratégias que melhorem a experiência do candidato com a sua marca empregadora.

Esses 5 motivos para construir um banco de currículos com o Pandapé revelam um pouco da importância em ter processos seletivos estruturados para atender as necessidades de contratação da empresa.

O registro de dados proporciona ao gestor informações concretas para a tomada de decisão. Além disso, auxilia na análise em relação ao desempenho do seu time e sobre os candidatos que se interessam pelas vagas da empresa.

Construir um banco de candidatos próprio é apenas um dos recursos do Pandapé, que unifica informações, automatiza, digitaliza e humaniza o seu processo seletivo de forma completa.

Conheça o software de recrutamento e seleção e comece a criar o seu banco de currículos!

Conheça o ATS mais completo e com o melhor custo benefício do mercado