[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Gestão de Pessoas
Metodologias

Avaliação de desempenho: saiba a importância de aplicar

Avaliação de desempenho: saiba a importância de aplicar

Saiba como realizar uma avaliação de desempenho e quais são as melhores perguntas para incluir no questionário

Mensurar o sucesso de uma contratação significa também olhar para as entregas e resultados conquistados pelos colaboradores. Assim, a avaliação de desempenho tem destaque, além de manter funcionários motivados e engajados.

Pois, com a avaliação de desempenho é possível dar feedbacks sobre performance, alinhar as expectativas entre colaboradores e empresa, entender o momento do funcionário e seu perfil de trabalho, entre outros pontos que são importantes para o crescimento da companhia.

Assim, com base nos resultados das avaliações, o RH e a equipe de gestão de pessoas podem criar programas de desenvolvimento, treinamentos e outras medidas para garantir o sucesso dos times e bons resultados.

Conheça as atribuições do profissional de gente e gestão

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental na sua estratégia de crescimento organizacional, e neste conteúdo você encontrará diversas informações para te ajudar.

O que é uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de desenvolvimento humano que pode ser usada pelo RH, pelo time de gestão de pessoas ou até mesmo pelos líderes das equipes. A fim de analisar a atuação dos colaboradores ou a performance de um grupo inteiro.

Normalmente, a avaliação de desempenho acontece por meio de um questionário que pode ser individual ou coletivo. O objetivo dessa análise é identificar os pontos positivos e de atenção no trabalho dos funcionários.

Assim, com a avaliação de desempenho, o time de gestão de pessoas consegue observar as competências técnicas e habilidades comportamentais como as hard e soft skills de cada colaborador. A fim de relacioná-las com a cultura, metas e resultados da empresa.

Com essa metodologia a organização consegue entender se o funcionário está dentro das expectativas ou até mesmo acima, possibilitando planos para o crescimento e promoções. Ou até mesmo quando um colaborador não atende as necessidades da empresa, o que pode resultar no desligamento.

Saiba como fazer uma entrevista de desligamento

É importante destacar que esse tipo de avaliação deve ser feito com certa periodicidade. Dessa forma, o RH consegue observar a evolução a longo dos anos, bem como a eficiência dos feedbacks e programas de treinamento.

Vantagens de avaliar o desempenho dos colaboradores

Além de ser uma ótima ferramenta para mensurar a evolução dos funcionários e o sucesso das contratações, a avaliação de desempenho também serve para:  

  • Corrigir processos: muitas vezes o desempenho dos colaboradores é comprometido por uma ferramenta ou processo ineficiente, e com essa metodologia de aviação é possível aprimorá-los;
  • Desenvolver colaboradores: mensurar o desempenho não tem o objetivo de apontar falhas, mas sim de analisar como cada funcionário pode melhorar para ser um profissional mais completo e contribuir com o sucesso da empresa;
  • Coletar dados para o RH: a avaliação de desempenho também funciona como um recurso de People Analytics, ou seja, observar quais são as competências necessárias para que cada equipe tenha o melhor desempenho possível.
contratação assertiva

De todas as formas, a avaliação de desempenho é uma ferramenta estratégica para a empresa, pois coloca em foco não apenas os pontos fortes de cada funcionário, mas também onde necessário melhorar para que todos obtenham os melhores resultados.

O que auxilia o RH ao traçar os planos de desenvolvimento que vão aprimorar as habilidades dos colaboradores, além de motivá-los a seguir vestindo a camisa da empresa.

Principais avaliações de desempenho

A avaliação de desempenho possui diferentes formas e enfoques, por isso separamos as mais utilizadas pelas empresas para que você possa escolher a melhor maneira de aplicar essa metodologia.

Autoavaliação

Como o nome sugere, a autoavaliação parte do olhar do colaborador, que é incentivado a analisar seu próprio desempenho, para depois discutir a autoanálise com o seu superior.

O uso dessa prática ajuda a fazer com que os colaboradores se sintam pertencentes no processo, e contribui também para a reflexão sobre os seus resultados e também para o autoconhecimento.

Avaliação de desempenho 180º

A avaliação de desempenho 180º é uma das práticas mais utilizadas na empresa, onde o funcionário é avaliado individualmente pelo gestor, afinal essa é a pessoa que acompanha diariamente a rotina de atividades.

É importante que os líderes sejam orientados no momento da avaliação, ou até acompanhados pelo RH, para garantir uma imparcialidade, focado apenas na performance do colaborador e garantindo que os critérios de análise sejam padronizados.

Avaliação em equipe

Enquanto a autoavaliação ou avaliação individual foca no potencial de cada colaborador, a avaliação de desempenho por equipe busca observar o entrosamento dos funcionários e a importância do esforço em conjunto, ligado também ao clima organizacional.

Essa estratégia tem um grande impacto no planejamento de contratações, isso porque auxilia o RH a entender o alinhamento dos times, e quais sãos os perfis que podem agregar ainda mais ao desempenho de um setor, a fim de aumentar os resultados.

avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho 360º

Enquanto a avaliação de desempenho 180º é unilateral, o modelo 360º busca uma democracia maior. Onde, independente do nível de hierarquia, todos os colaboradores avaliam e são avaliados. Ou seja, um único funcionário analisa a si mesmo, seus líderes e seus pares.

Conheça os tipos de liderança 

Esse formato gera um relatório ainda mais completo, com diferentes informações que influenciam os resultados. É possível ainda realizar a avaliação também em anônimo, assim todos se sentem mais confortáveis e os feedbacks são mais verdadeiros.

Avaliação por competência

Nesse formato a avaliação é dividida em duas partes, primeiro uma análise comportamental e depois técnica, de acordo com as entregas necessárias em cada cargo.

Nessa aplicação, alguns parâmetros de avaliação devem ser determinados previamente. Com base neles o RH pode mensurar habilidades como proatividade, engajamento, conhecimentos específicos, entregas e outros.

O que analisar na avaliação de desempenho

Cada empresa deve analisar a melhor forma de aplicar a avaliação de desempenho e também as necessidades desse processo. Mas, é importante apenas que a metodologia seja realizada com base nas atividades já previamente acordadas.

Uma boa maneira de realizar essa avaliação é em conjunto com o colaborador, por isso separamos algumas questões que podem te auxiliar nesse processo.

Sobre o desempenho do funcionário

  • O que te atrai nas suas tarefas hoje?
  • Como você avalia a sua participação executando determinada tarefa?
  • Por que você acredita que o seu desempenho é satisfatório ou insatisfatório?

Sobre a satisfação no trabalho

  • Do que você mais gosta no seu trabalho?
  • O que você considera mais desafiador na sua rotina?
  • O que você acha necessário para aperfeiçoar seu trabalho?
  • Quais são os objetivos profissionais para os próximos dois anos?

Outros pontos para o RH analisar na avaliação de desempenho:

  • Como o funcionário gerencia os seus projetos
  • Qual o nível de aderência aos valores da empresa
  • Como esse funcionário lida com os conflitos e desafios
  • Qual a sua iniciativa para a resolução de problemas
  • Qual a sua contribuição direta para os resultados da equipe e da companhia
  • Como esse colaborador se encaixa no desenvolvimento da organização
  • Qual a sua maturidade para lidar com questões estratégicas
  • Se o funcionário é visto de forma positiva pelos colegas de trabalho

Se o RH fizer o uso adequado dos questionários, ou seja, para incentivar os funcionários e coletar informações para o recrutamento, a avaliação de desempenho torna-se uma ferramenta estratégica para alcançar bons resultados.

É importante lembrar também de analisar os problemas com cautela e buscar formas de solucioná-los, desde treinamentos até adequações na liderança ou processos, por exemplo. 

E para que o RH tenha tempo de estudar as avaliações e promover melhorias é necessário otimizar outras funções do setor, como recrutamento e a gestão. Para isso, o Pandapé, software de RH do Infojobs é uma solução para otimizar os processos de forma rápida, digital e econômica, desde a contratação até a gestão de pessoas.