Automação de Processos em RH

Com automação de processos, muitas empresas conseguiram otimizar suas demandas e, dessa forma, acelerar a produtividade de seus colaboradores.

A área de RH, que era acostumada a atuar com questões mais operacionais, hoje já é bem mais estratégica e vista como uma atividade capaz de fazer a diferença nos resultados de uma organização.

Um dos principais motivos dessa nova fase do RH é a chegada da transformação digital, que oferece possibilidades para o setor e ajuda a área a se desenvolver cada vez mais.

As mudanças que surgiram no universo digital atingiram o mercado de trabalho e, tanto recrutadores, como profissionais, tiveram que entender e se adaptar ao novo cenário.

Transformação digital no mercado de trabalho

Com a transformação digital que estamos vivendo nos últimos anos, empresas e profissionais precisaram se reinventar e criar estratégias para se destacar no mercado. Alguns setores chegaram a modificar seus serviços e encontraram no digital uma forma de continuar crescendo.

A automação de processos faz parte da transformação e é utilizada para automatizar funções que, até então, eram feitas devagar e manualmente. Com as atividades feitas de forma automática, o profissional ganha tempo para se preocupar com ações mais estratégicas e que gerem crescimento para a empresa.

Automação de processos em RH

A automação de processos em RH pode ser feita de diversas formas e com o auxílio de inúmeras ferramentas de tecnologia.

A busca por novos candidatos, a comunicação com os talentos ou agendamentos de entrevistas, por exemplo, podem ser feitos de forma automática e com configurações de acordo com as necessidades das empresas. Essas soluções são facilmente resolvidas quando o RH usa um ATS para recrutamento e seleção, pois um dos objetivos de um software de R&S é o de personalizar os processos seletivos.

No PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, é possível definir e automatizar diversas etapas, como regras de triagem de CVs, comunicados para candidatos e envio de testes para iniciar a seleção dos profissionais. Este sistema proporciona aos recrutadores várias maneiras de automatizar processos operacionais, a fim de oferecer ao RH mais tempo para questões estratégicas.

em gestão de pessoas a automação de processos pode auxiliar em atividades que demandam tempo do RH, como o envio automático de comunicados para novos colaboradores. Em relação ao departamento pessoal, por exemplo, é possível automatizar respostas das dúvidas mais frequentes dos funcionários.

Essas e outras ações de automação de processos proporcionam para a equipe de RH novas maneiras de avaliar resultados e mais tempo para as atividades que auxiliam diretamente no crescimento da empresa.

O novo papel do RH nas organizações

Muito se fala sobre o RH estratégico, mas você sabe o que significa e como esse setor tem se desenvolvido para evoluir junto com a organização?

RH estratégico nada mais é do que uma gestão de pessoas, que além de apoiar os gestores, participa das estratégias da empresa e cria planos focados em atrair, reter e oferecer meios de desenvolvimento aos colaboradores. Tudo isso com foco em melhores resultados para a organização.

Esse termo se tornou conhecido, principalmente, depois da transformação digital que a área passou, pois a partir de dados reais, ficou mais fácil tomar as melhores decisões e mensurar os resultados com mais agilidade.

Com toda a transformação digital já citada no artigo e soluções como as de automação de processos, as funções operacionais começaram a diminuir e o profissional de RH pôde iniciar uma nova fase dentro das empresas.

Outra questão que contribuiu com o novo momento do RH foi a mudança no perfil de candidatos e profissionais. Mais exigente e que busca identificação com a empresa em que vai trabalhar, o funcionário espera que a organização se preocupe com ele de forma ampla, em que sua carreira possa caminhar junto com o seu desenvolvimento humano.

Com todas as possibilidades de crescimento proporcionadas por novas tecnologias, ficou mais fácil humanizar o RH e transformá-lo em uma área que oferece mais oportunidade de desenvolvimento para as pessoas.

Se a sua empresa ainda não usa muitos recursos de tecnologia para RH, mas o objetivo da área é ser mais estratégico, temos uma indicação de material que pode ajudar na organização e gerenciamento de recrutamento e seleção, o Kit Entrevista PandaPé.

Um modelo de entrevista para guiar a seleção de candidatos e centralizar os principais dados de cada entrevista. Clique aqui, baixe agora e comece a usar!