Como funciona a automação de Processos em RH

Tempo de leitura: 4 Minutos

Com automação de processos, muitas empresas conseguiram otimizar suas demandas e, dessa forma, acelerar a produtividade de seus colaboradores

Uma área que antigamente era acostumada a atuar com questões mais operacionais, hoje é vista como um setor estratégico, principalmente a partir da implantação da automação de processos em RH.

Um dos principais motivos dessa nova fase do RH é a chegada da transformação digital, que oferece possibilidades para o setor e ajuda a área a ganhar tempo, economia e focar no que realmente importa: as pessoas.

As mudanças que surgiram no universo digital atingiram o mercado de trabalho e, tanto recrutadores, como profissionais, tiveram que entender e se adaptar ao novo cenário.

Agora, a automação de processos em RH já faz parte da rotina dos processos seletivos. Entenda mais a seguir.

Transformação digital no mercado de trabalho

Com a transformação digital que vem acontecendo nas últimas décadas, e se intensificado nos últimos 5 anos, empresas e profissionais precisaram se reinventar e criar estratégias para se destacar no mercado. 

A automação de processos em RH faz parte dessa grande mudança, e consiste em tornar automáticas funções que, até então, eram feitas de forma manual e tomavam muito tempo dos profissionais da área. 

Com as atividades feitas de forma automática, o profissional ganha tempo para se preocupar com ações mais estratégicas e que geram crescimento para a empresa, sem perder controle e autonomia dos processos.

RH estratégico

Como implementar a automação de processos em RH?

A automação de processos em RH pode ser feita de diversas formas e com o auxílio de inúmeras ferramentas de tecnologia.

A busca por novos candidatos, a comunicação com os talentos ou agendamentos de entrevistas, por exemplo, podem ser feitos de forma automática e com configurações de acordo com as necessidades das empresas. 

Essas soluções são facilmente resolvidas quando é implementado um ATS, também chamado de software de recrutamento e seleção, que tem como objetivo fazer a automação de processos em RH.

Com o PandaPé, o ATS do InfoJobs, é possível definir e automatizar diversas etapas, como:

  • Publicação de vagas em mais de 16 canais com apenas 1 clique;
  • Triagem de currículos automática;
  • Comunicação com os candidatos por e-mail ou WhatsApp;
  • Envio de testes;
  • Admissão digital;
  • Acompanhamento de KPI’s.

Já em gestão de pessoas a automação de processos pode auxiliar em atividades que demandam tempo do RH, como o envio automático de comunicados para novos colaboradores. Em relação ao departamento pessoal, por exemplo, é possível automatizar respostas das dúvidas mais frequentes dos funcionários.

Essas e outras ações de automação de processos proporcionam para a equipe de RH novas maneiras de avaliar resultados e mais tempo para as atividades que auxiliam diretamente no crescimento da empresa.

O novo papel do RH nas organizações

Muito se fala sobre o RH estratégico, mas você sabe o que significa e como esse setor tem se desenvolvido para evoluir junto à organização?

Um RH estratégico nada mais é do que uma gestão de pessoas. Além de apoiar os gestores, os profissionais participam dos planos focados em atrair, desenvolver e reter talentos, a fim de melhorar os resultados da instituição.

Esse termo se tornou conhecido principalmente depois da transformação digital que a área passou. Isso porque, partir de dados reais, ficou mais fácil tomar as melhores decisões e mensurar os resultados com mais agilidade.

Com as soluções de automação as funções operacionais começaram a diminuir e o profissional de RH pôde iniciar uma nova fase nas organizações.

Assista ao Workshop de Transformação Digital

Outra questão que contribuiu com o novo momento do RH foi a mudança no perfil de candidatos e do funcionário-cliente. Atualmente, ambos são mais exigentes e buscam identificação com a empresa em que vão trabalhar.

Com todas as possibilidades de crescimento proporcionadas por novas tecnologias, ficou mais fácil humanizar o RH e transformá-lo em uma área que oferece mais oportunidade de desenvolvimento para as pessoas.

Se a sua empresa ainda não usa muitos recursos de tecnologia para RH, solicite uma demonstração e conheça mais sobre o PandaPé!