Aprendizados que o profissional de RH deve aplicar em 2021

Tempo de leitura: 6 Minutos

Descubra quais são as principais tendências e aprendizados para o RH em 2021 e obtenha vantagens competitivas diante de outras empresas

aprendizados para o RH

O ano de 2020 foi marcado por desafios e transformações, mas sem dúvidas, a nova realidade de trabalho e negócios trouxe novos aprendizados para todos os setores. Na área de recursos humanos, observamos uma evolução. E principalmente, a transação do RH burocrático e manual, para um setor estratégico e digital.

Saiba como aplicar a metodologia ágil no RH

É importante ressaltar que em um ano com tantas mudanças o papel do RH teve participação fundamental para o desenvolvimento das corporações.  A transformação digital de fato está presente nas atividades da área, mas o foco no desenvolvimento do capital humano, gestão de pessoas e marca empregadora se tornou ainda mais importante.

Agora, começar para começar um novo ano, é o momento de analisar a trajetória que percorremos até aqui. Observar os pontos fortes e os gaps da sua empresa, e a partir disso, traçar as melhores estratégias para aplicar em 2021 de acordo com os ensinamentos e vivencias.

Ou seja, o planejamento com base na analise de dados é o caminho ideal para que o setor de recursos humanos obtenha sucesso. Pensando nisso, separamos nesse artigo uma síntese das principais tendências e aprendizados para o RH ficar atento e obter melhores resultados para 2021.

5 aprendizados para o RH aplicar em 2021

patinha-pandape Mobilidade Interna

Um dos reflexos do momento difícil que as empresas enfrentaram durante o último ano, e por consequência o congelamento de vagas, também levou a uma maior valorização dos colaboradores que já pertencem a equipe.

É também nesse momento que o RH deve ter ainda mais atenção ao preencher as vagas, buscando sempre assertividade para reduzir custos.

Levando isso em conta, a mobilidade interna é um dos aprendizados para o RH que o profissional pode observar, e continuará sendo uma ótima opção para reter talentos e impulsionar os resultados. Afinal, é muito mais rentável treinar e desenvolver um colaborador com o fit cultural da empresa e potencial para ajudar no crescimento da organização.

aprendizados para o RH

Junto com a mobilidade interna, os programas de indicação são uma ótima oportunidade para promover promoções de acordo com a avaliação dos próprios colaboradores. Além de aumentar o engajamento interno e otimizar o recrutamento.

patinha-pandape Humanização da marca empregadora

O cuidado com os colaboradores é um fator de destaque durante o último ano e para os próximos, e cada vez mais trabalhar a marca empregadora tem ligação com a valorização dos funcionários. É por isso que o fatores de reconhecimento e cuidado com o bem-estar serão cada vez mais reconhecidos pelo mercado de trabalho.

Esse é um dos aprendizados da pandemia, mas que irá permanecer mesmo após essa crise. Nos últimos anos, observamos um novo comportamento social, em que as pessoas buscam um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, visando principalmente qualidade de vida.

É por esse motivo que empresas que fornecem estabilidade e um ambiente acolhedor irão permanecer na lista de desejos dos melhores profissionais do mercado. E assim, a humanização da marca empregadora é um ponto que o RH deve se atentar.

Ou seja, promover desenvolver um local de trabalho com valores ligados a empatia, reconhecimento e pertencimento, e assim impulsionar a reputação da marca.

patinha-pandape Inbound Recruiting

Recrutar de forma estratégica é também um dos principais pontos que o RH deve se atentar em 2021. Com tantas funções atreladas a gestão de pessoas e gerenciamento da marca empregadora, o profissional de RH precisa recrutar de forma inteligente e assertiva. E por isso, que o Inbound Recruiting, metodologia presente no marketing, pode ser amplamente explorada pelo setor de RH.

Nessa estratégia, o recrutamento visa uma atração mais assertiva dos candidatos. Para isso, é necessária encantar e despertar o interesse no profissional e criar uma relação com os candidatos, para que os mesmos procurem as oportunidades dentro do perfil.

É nesse ponto que o trabalho de marca empregadora também atua. Ou seja, o trabalho do RH, mesmo com algumas vertentes, se torna um ciclo estratégico para impulsionar a marca e os resultados.

Além disso, recrutar de acordo com as práticas de Inbound Recruiting influencia também na eficiência de contratações de acordo com o fit cultural da empresa, uma vez que os candidatos se identificam também com os valores da marca.

Saiba como aplicar o Inbound Recruiting

patinha-pandape Automatização de processos

Outro fator importante para que o setor de recursos humanos atue de forma estratégica é a automatização de processos. Ou seja, usar as ferramentas ideias para otimizar o trabalho e atuação do setor.

No RH, um dos principais recursos utilizados é a automatização com smart recruiting. Embora essa não seja uma novidade, a automatização ainda não é amplamente usada pelos profissionais de recursos humanos. Por isso, é preciso desmistificar essa tecnologia que muitas vezes é associada a um RH pouco humanizado, e até mesmo com processos não qualificados.

A realidade na verdade é o oposto, com o recrutamento inteligente é possível otimizar e configurar a triagem dos currículos, etapas do processo, testes, armazenamento de currículos e histórico. Além de qualificar de forma eficiente a aderência dos candidatos.

É por isso que a tecnologia, como a do ATS PandaPé, vem facilitando os processos seletivos, sempre de acordo com a necessidade da empresa e determinações dos recrutadores para o sistema.

patinha-pandape Recrutamento Online

O recrutamento remoto e online é sem dúvidas um dos principais aprendizados para o RH, e uma tendência que deverá permanecer mesmo após a normalização das rotinas de trabalho.

No último ano, recrutadores e candidatos perceberam que é possível realizar processos seletivos de qualquer lugar, seja de um cadastramento virtual até a aprovação dos candidatos. Para isso basta contar com os recursos certos e uma boa preparação de ambas partes.

Os benefícios dessa modalidade não são poucos: maior alcance de profissionais, economia de recursos, agilidade na contratação e facilidade para conhecer os candidatos.

Para recrutar de forma online, é fundamental ter a disposição um software de recrutamento e seleção com as funcionalidades que a sua empresa precisa. No PandaPé, todos os responsáveis podem gerenciar a vaga por meio do dashboard de informações centralizadas. E além disso, o ATS já está de acordo a LGPD, outra realidade que o RH precisa se atentar e se adequar em 2021.

Saiba como contratar de acordo com a LGPD

Para saber mais sobre essas e outras tendências do RH para 2021 acesse esse material:

aprendizados para o RH