[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Admissão Digital: qual a importância a como fazer?

Admissão Digital: qual a importância a como fazer?

Com a necessidade de otimizar processos e automatizar demandas burocráticas, as empresas precisaram se adaptar e investir em ferramentas que tornem o RH mais estratégico, como é o caso da admissão digital.

Pensando nisso, o Pandapé ATS desenvolveu um recurso que simplifica a rotina dos profissionais e facilita o onboarding de novos funcionários: a admissão digital.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

O papel da tecnologia na admissão digital

Com a intensificação do trabalho remoto impulsionado pela pandemia, a utilização da tecnologia e suas funcionalidades foi intensificada nas mais diversas áreas, inclusive na de RH.

A transformação digital vai de encontro com o estudo realizado pelo Infojobs, onde 86% dos respondentes afirmam que houve redução no tempo gasto para fechar uma vaga com uso de tecnologia.

Com isso, além de acelerar o processo de recrutamento e seleção, as novidades tecnológicas também ajudam em outros aspectos que impactam positivamente candidatos e contratantes. 

Nesse cenário, o Pandapé ATS digitaliza e centraliza todas as informações do recrutamento, permitindo que os profissionais de RH tenham uma visão mais estratégica dos processos seletivos.

O que é admissão digital?

Em resumo, a admissão digital nada mais é do que a contratação de novos colaboradores com o apoio da tecnologia no RH.

Entre as ferramentas mais utilizas para se fazer isso, estão os softwares especializados em assinaturas digitais e plataformas de armazenamento na nuvem.

Vale ressaltar que, no modelo tradicional, cerca de 76% dos contratados entregam documentos com dados faltantes ou incorretos. O que acaba consumindo mais tempo, além de gerar desgaste a todos os envolvidos. 

Dessa forma, essa ferramenta se torna uma das grandes vantagens que o RH deve obter com o auxílio da tecnologia.

Por que adotar a admissão digital?

A admissão pode levar de duas semanas a um mês, devido à quantidade de documentos necessários e etapas manuais.

Porém, essas atividades, por sua vez, impactam na employee experience, também chamada de experiência do colaborador, gera expectativas e exige muito tempo do RH. 

Porém, na admissão digital é possível simplificar e agilizar esse processo em poucos dias. Além de concentrar todas as informações em um único sistema, de forma organizada, que evita arquivos em planilhas e pastas. 

Outro destaque importante para a admissão digital, está na regulamentação e coleta de informações de acordo com a LGPD, como é o caso do Pandapé ATS.

“Modernizar os processos de contratação é necessário neste momento em que estamos vivendo. Ao adotar a admissão digital, as empresas poderão diminuir o volume de tarefas manuais, proporcionando mais tempo para os gestores se dedicarem às atividades estratégicas.

Além disso, contar com a tecnologia, reduz os riscos de falhas, como a utilização de dados equivocados e perdas de documentos”, afirma a CEO do Infojobs, Ana Paula Prado. 

Vantagens da admissão digital

De forma geral, a tecnologia proporciona inúmeras vantagens aos profissionais, como por exemplo, desburocratizando o setor de RH, como é o caso da admissão digital. Entre os benefícios, podemos destacar:

  • Maior organização das informações;
  • Economia de tempo e recursos; 
  • Eliminação de papéis;
  • Contratações mais rápidas;
  • Conformidade dos dados;
  • Processos padronizados.

“O ATS reduz a burocracia e ainda proporciona um ambiente com menos utilização de papel, o que ainda contribui para os custos e a diminuição do impacto ambiental causado pelas empresas ”, conclui a CEO do Infojobs.

Como funciona a admissão digital no Pandapé ATS?

Antes de tudo, é necessário fazer as configurações prévias da admissão digital no software, onde serão indicados quais os documentos e informações cadastrais que vão ser solicitadas ao novo colaborador.

Depois, a admissão digital segue os seguintes passos: 

  • Envio da proposta final ao candidato escolhido: o RH envia, diretamente do sistema, uma proposta personalizada ao profissional;
  • Pré-admissão do novo colaborador: com o aceite, o novo colaborador recebe um link inicial para preencher o formulário de admissão com as informações necessárias;
  • Digitalização de documentos: nesta etapa, os documentos devem ser preenchidos, assinados e enviados, de forma digital, seja por um scanner de computador ou no próprio celular. Assim que tudo for regularizado, o recrutador receberá uma notificação com todos os dados;
  • Validação dos documentos: o RH analisa e valida os documentos recebidos e poderá devolver ao novo colaborador aqueles que estiverem com baixa qualidade ou incorretos, por exemplo;
  • Envio para departamentos responsáveis: com apenas um clique, é possível enviar os dados recebidos para a equipe de folha de pagamento e outras áreas envolvidas no processo de contratação. 

Vale ressaltar que todos os documentos ficam centralizados em uma única ferramenta, o que torna o processo mais confiável e organizado.

Além disso, a admissão digital do Pandapé ATS tem a assertividade garantida pelo processo de leitura de documentação (OCR).

Nesse vídeo, explicamos com mais detalhes as vantagens do Pandapé ATS.

Pandapé ATS – Admissão Digital

Transforme o R&S da sua empresa

Enfim, agora que você descobriu como aderir a admissão digital na sua empresa, que tal dar o passo inicial? Conte com o Pandapé ATS para impulsionar suas contratações!