Já somos TETRACAMPEÃO na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
RH Estratégico
Tendências de RH

Como a transformação digital no RH foi impactada pela pandemia

Como a transformação digital no RH foi impactada pela pandemia

Entenda como o distanciamento impulsionou uma transformação digital no mercado de trabalho e no RH que deve permanecer mesmo após a pandemia

Em todos os segmentos do mercado de trabalho, e até mesmo fora dele, na vida social, o assunto de 2020 foi um só: a pandemia. A final, o coronavírus, COVID-19, transformou completamente a vida e hábitos de pessoas e empresas.

Essa é uma situação nova, um vírus que se alastra rapidamente e a principal forma de prevenção é evitar aglomerações, e por isso, a sociedade precisou se adaptar. Assim, além das questões financeiras, a pandemia traz um novo desafio para as empresas. Principalmente, para os negócios mais tradicionais que exigem presença física.

Sabemos que as atividades operacionais do primeiro setor, ou seja, os processos industriais, dificilmente serão feitos de forma remota, pois máquinas e operadores atuam juntos na produção. Mas, e os outros setores da economia, como estão se transformando nesse momento de crise?

Como trabalhar a marca empregadora nos momentos de crise

Como ideia central desse artigo vamos fazer um prognóstico com reflexões decorrentes do coronavírus. E reforçar que a pandemia não irá durar para sempre, uma vez que a situação irá se normalizar com a vacina.

Uma coisa é certa, os processos da sua empresa e a transformação digital vão se manter com os aprendizados para o pós-crise! Ou seja, esse é o momento de avaliar as mudanças que devem permanecer no seu planejamento. E principalmente, as relações estabelecidas com colaboradores, candidatos, clientes e fornecedores.

Saiba mais sobre a era funcionário-cliente

O que aprendemos com a crise ?

Em virtude da pandemia, muitas empresas tiveram que mudar radicalmente suas metodologias, formas de vender e produzir, e adaptar os processos. Da mesma forma, comprar ou alugar máquinas e ferramentas para o acesso remoto, treinar os colaboradores e orientar as novas condutas. Bem como, considerar todas essas mudanças de acordo com a adequação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Por consequência, garante que as informações da empresa e dos colaboradores estejam seguras durante o serviço home office.

Até aqui, citamos apenas algumas ações necessárias para realizar o trabalho remoto. Mas, fica evidente que envolve uma série de estratégias e planejamentos que demandam tempo e recursos financeiros. Por isso, vale considerar que empresas que já adotam o home office como parte da cultura estavam mais preparadas para enfrentar essa transformação.

No entanto, com esses apontamentos, a nova realidade de trabalho e a importância de preservar a segurança da informação, a transformação digital dos processos está se tornando cada vez mais essencial. Não apenas durante a crise, mas para o desenvolvimento das empresas. Sendo assim, adotar uma cultura digital e ágil aumenta a competividade no mercado.

Os reflexos da transformação digital

Atualmente, diversos processadores e recursos promovem a transformação digital nas empresas. Desde, softwares mais simples de armazenamento e processamento de dados. Até ferramentas que:

  • Digitalizam processos;
  • Mensuram resultados de forma automática;
  • Detectam erros e desperdício de tempo;
  • Contam Inteligência Artificial para cruzar informações;
  • Auxiliam em entregas mais eficientes.

Com a transformação digital auxiliando o trabalho dos colaboradores, é possível oferecer um serviço de maior qualidade, que atenda as demandas do mercado. E também, aumentar a produtividade, por facilitar a rotina e diminuir os custos com um trabalho mais eficaz.

Empresas que ainda não estavam 100% adequadas a transformação digital, tiveram que fazer essa mudança repentinamente. Considerando essa situação, fica claro a importância de estar sempre atualizado. Manter os processos tecnológicos e orientar o mindset dos colaboradores para inovação. Afinal, mesmo as empresas tradicionais podem e devem ser digitais.

Por isso, a transformação digital de processos deixou de ser apenas uma tendência, e se tornou em uma realidade que deve permanecer após o fim da crise.

O que mudou nas relações e processos empresarias?

Como sabemos, as mudanças ocorreram em todos os níveis da sociedade. Porém, as transformações digitais, referentes aos processos no mercado de trabalho são positivas, pois já era uma necessidade apresentada, embora nem todas as empresas estivessem atentas.

É interessante destacar que as transformações digitais e adaptações estão sendo acompanhadas por todos os stakeholders, o que causa impacto direto na reputação da sua marca empregadora.  

Agora, vamos destacar quatro pontos principais que devem permanecer nos processos corporativos após a crise:

Transformação na Cultura Organizacional:

Uma das principais tendências após essa crise é a ressignificação das situações cotidianas. Inclusive as relações de trabalho, levando em conta o clima organizacional, equilíbrio emocional, flexibilidade, qualidade de vida ofertada e momentos de pausa e lazer.

Como observamos, o trabalho remoto proporcionou para muitas pessoas, que nunca tiveram essa experiência, uma nova perspectiva de trabalho. Para muitos, o simples fato de não gastar tempo com transporte significa tempo com a família, descanso ou investindo em si mesmo.

O equilíbrio entre o trabalho presencial e remoto pode ser uma solução interessante para a produtividade e satisfação dos colaboradores. Como sabemos, o contato com a equipe de é essencial para o desenvolvimento de atividades e a troca de conhecimentos. Mas, em diversos momentos trabalhar de casa pode ser vantajoso para a concentração e rendimento individual.

Uma pesquisa realizada pela revista Forbes mostra que os funcionários que realizam home office se sentem mais valorizados. Assim como, 91% acredita que são mais produtivos fora do escritório, devido a ausência de interrupções.

Transformação do mercado de trabalho:

Convencer a alta gestão a abrir mão do controle geral pode ser difícil. Por isso é preciso apresentar pesquisas de cenário e dados do mercado, para promover o debate sobre um modelo de trabalho mais flexível. 

É importante considerar que as novas gerações estão cada vez mais conectadas. Então, avaliar quais medidas serão necessárias para atrair os novos talentos do mercado é importante. Além de um novo modelo de trabalho, a transformação digital, como ferramentas inovadoras que permitem maior facilidade e assertividade nas atividades, atrai novos colaboradores que buscam empresas modernas.

O que a nova geração busca no ambiente de trabalho

As prioridades dos profissionais devem mudar também, empresas que valorizam seus funcionários, oferecem boas condições de trabalho, permitem maior qualidade de vida para os colaboradores, além de cursos e bons benefícios serão ainda mais evidenciadas.

Por fim, posicionamento das marcas durante a pandemia será lembrado por algum tempo, a forma como as empresas cuidam dos funcionários, apoiam causas, investem em inovação, serão decisivas para afetar o seu Employer Branding. Por isso, esse é o momento ideal para gerenciar a sua marca empregadora.

Transformações tecnológicas:

Agora, vamos falar das mudanças que mais movimentaram os negócios recentemente, empresas que oferecem soluções tecnológicas estão sendo mais buscadas por viabilizarem diversas tarefas de forma remota.

As plataformas de videoconferência, programas digitais, acesso remoto, armazenamento em nuvem e inteligência artificial, são recursos que estão sendo extremamente explorados durante esse período. As vantagens que a indústria 4.0 oferece, permitem que profissionais trabalhem de qualquer lugar com uma boa conexão.

Muitas empresas ,obrigatoriamente, precisaram investir em ferramentas para digitalizar os processos a fim de não parar as operações, manter o contato com os clientes, oferecer serviços online, divulgar seus produtos e realizar eventos por vídeo conferência.

Além de impulsionar o ensino a distância, e-commerce e serviços de entrega, houve o surgimento de serviços como telemedicina, que neste momento é muito importante para que cidadãos consultem sintomas antes de irem para os hospitais, e façam atendimentos com  psicólogos, tão necessários em situações de isolamento como neste caso de pandemia.

Transformação digital do setor de recursos humanos:

Diversas corporações já adotaram sistemas digitais para auxiliar as atividades do setor de recursos humanos. Por aqui, já falamos que a transformação digital no RH é uma realidade nas organizações, capaz de impulsionar os resultados.

Os recrutamentos online promovem economia de tempo e custos, e permitem que o RH possa focar em outras atividades. Ou seja, pensar em contratações estratégicas para desenvolver equipes de alto desempenho e traçar planejamentos para marca empregadora.

Com o isolamento social recomendado pelas organizações de saúde, recrutar de forma remota é a solução mais segura para recrutadores e candidatos. Os processos online também apresentam para os profissionais, que estão em contato com a marca, os valores de preocupação com o capital humano e investimento de tecnologia das empresas.

Adotar o recrutamento 100% online pode ser processo difícil de adaptação para os profissionais desse setor, que estão acostumados com o contato próximo com candidatos e colaboradores.

Muitas vezes, durante uma entrevista presencial, são avaliadas questões que vão além dos conhecimentos técnicos e experiências. Os olhares, reações a cada pergunta e a expressão corporal também revelam muito sobre os profissionais. Por isso, para captar algumas dessas questões durante a vídeo-entrevista ao vivo, os recrutadores podem fazer perguntas mais estratégicas e de impacto.

Saiba como avaliar os candidatos no recrutamento online

Como a transformação digital acontece?

Com as ferramentas digitais o RH consegue encontrar os candidatos mais aderentes as vagas. No processo manual os currículos são triados e analisados um a um, entretanto, com os avanços tecnológicos é possível coletar e selecionar os candidatos por meio de filtros específicos para cada vaga.

Outro ponto, são os testes e avaliações digitais que revelam também o perfil de cada profissional, e as suas competências técnicas para suprir as necessidades de cada equipe, compondo setores mais qualificados.  Logo, ao identificar o perfil comportamental de cada candidato é possível fazer contratações mais alinhadas às demandas internas.

O Pandapé para a Transformação Digital

O PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, possibilita o recrutamento 100% online, com acesso remoto para recrutadores e gestores.  As consequências da transformação digital estão diretamente associadas a:

  • Capitação de talentos;
  • Contratações mais assertivas;
  • Retenção de colaboradores;
  • Diminuição do turnover;
  • Aumento do Employer Branding.

O ATS, possibilita que em meio a crise do coronavírus, o RH da sua empresa não deixe de operar. São diversas funcionalidades que facilitam a rotina dos recrutadores, e permitem contratações a distância. como a vídeo entrevista, comunicação integrada com o e-mail, SMS e WhatsApp, e o gerenciamento de produtividade em um único dashboard. 

Nesse cenário, com as mudanças dentro das corporações cabe também ao setor de recursos humanos ser um ponto de apoio aos colaboradores. Ou seja, entender os seus anseios e dificuldades, além de trabalhar intensamente na comunicação e capacitação de gestores e funcionários para implementar as novas ferramentas e modelos de trabalho.

Essas adequações de emergência quando executadas de forma consciente e eficiente são vantajosas para todos, com consequências a longo prazo. Por isso, pensar no cenário após a crise irá ajudar a sua empresa a entender que essas transformações são permanentes, e outras mudanças também podem acontecer.

O coronavírus está forçando o mundo a se reinventar, as dúvidas e desafios irão aparecer a cada dia, mas é preciso se manter motivado, pensar nas oportunidades criadas e nas soluções que o seu negócio pode oferecer durante e após a crise. 

É por isso a transformação digital é tão presente nessa nova realidade, são inovações que facilitam a rotina das empresas e da sociedade.  Pensando nisso, o InfoJobs mantem como valor continuar investindo em soluções tecnológicas para melhorar a performance e facilitar a rotina do RH. Conte conosco para promover e apoiar a sua empresa!

Você já conhece o Pandapé?