[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Candidate Experience: 8 motivos para otimizar a experiência do candidato

Candidate Experience: 8 motivos para otimizar a experiência do candidato

Pensar no Candidate Experience no processo seletivo deve ser sua prioridade como recrutador e não pode ser colocada em segundo plano

Com certeza você já ouviu falar de Candidate Experience!

Você conhece alguém que participou de um processo de recrutamento e não foi selecionado para a vaga, mas só ficou sabendo porque não recebeu um feedback do RH? E alguém que desistiu durante o processo de seleção, pois não teve uma boa experiência?

Então, por esses e outros motivos, a experiência do candidato é uma das partes fundamentais do processo seletivo.

Você sabia, por exemplo, que os candidatos preferem escolher o local de trabalho?

A partir de agora, veremos neste artigo, como é importante investir em Candidate Experience.

A importância do Candidate Experience

Para as empresas que desejam contratar os melhores talentos aplicar este conceito já é uma realidade. Por outro lado, esses perfis também estão buscando uma empresa que mais lhes agrade e compartilhe os mesmos valores.

Portanto, isso significa que as vagas precisam brilhar os olhos dos candidatos.

Atrair bons profissionais requer um bom planejamento estratégicos. Isso quer dizer, que para obter sucesso na contratação de talentos é necessário oferecer desafios que contribuam para o crescimento pessoal e profissional.

Desse modo, precisamos elevar o nível da atração para “encantamento”. Isso é, para o encontro de sucesso acontecer, candidatos e empresa precisam estar satisfeitos com essa união.

Seja responsável por gerar o encantamento de ambas as partes.

Motivos para investir no Candidate Experience

Facilite desde o primeiro contato

Inicialmente, para obter o sucesso do Candidate Experience, proporcione aos candidatos uma forma simples para preenchimento de fichas ou formulário de cadastro.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, peça somente as informações relevantes para o contato com o candidato.

Economizar tempo da organização e do candidato é essencial para um bom desenvolvimento do processo seletivo.

Respeito, transparência e ética

Como o Candidate Experience é atrelado a digitalização do processo de recrutamento e seleção.

Utilizar a comunicação é a chave para se aproximar do talento. Por isso, mantenha-o informado em todos os estágios do processo.

Seja transparente sobre quais serão os próximos passos do seu processo de seleção. Logo depois, trate-o com respeito, oferecendo as melhores condições para seguir no processo seletivo.

Feedback é primordial

Conforme falamos no inicio do texto, ficar sem retorno no processo seletivo é muito negativo para o sucesso do Candidate Experience.

O retorno é fundamental em todas as fases do processo seletivo. Por isso, realize feedbacks construtivos para os candidatos independente da etapa que o mesmo está.

Por fim, a decisão de chegar até o momento final do processo é mútua e para crescimento do profissional, é necessário repassar as impressões, de maneira ética, que permitiram firmar a escolha do currículo adequado.               

Como se pode ver, a ausência do feedback pode impactar negativamente na marca empregadora. Ou seja, quando um candidato não recebe nenhum tipo de contato, certamente não recomendará sua empresa e você perderá esse ou outros talentos.

Portanto, de modo algum, permita que haja desistência da sua vaga por ausência de contato.

Fortaleça Employer Branding

Como falamos acima, não cuidar do Candidate Experience tem efeito prejudicial na reputação da sua marca.

Pois está diretamente ligado com os valores da organização, como as pessoas são tratadas e como elas se sentem em fazer parte da equipe. 

Trabalhar o employer branding impacta consideravelmente no sucesso do Candidate Experience.

Com a marca forte, os candidatos que se inscreverem para as vagas da empresa irão conhecer mais sobre os valores e cultura.

Sendo assim, a marca consegue contratar com mais agilidade, reduzindo custos do processo seletivo.

Aliás, outra forma de melhorar a reputação da sua marca é incentivar a participação em pesquisas e avaliações. Isso permite que identifique os pontos fortes e fracos da empresa e o grau de satisfação dos colaboradores.

É possível interpretar os comentários como um termômetro. Avaliando a opinião da equipe, funcionários e ex-funcionários. Mas lembre-se a reputação da sua marca pode atrair ou afastar candidatos.

O uso de uma estratégia de Employer Branding afetará a percepção dos trabalhadores sobre seu programa de benefícios. Além disso, saber que o colaborador é reconhecido também afeta a opinião dos consumidores e faz com que eles coloquem seus produtos à frente de outras empresas.

Valores como pilar do Candidate Experience

Atualmente sabemos que o salário não é mais fator determinante para a escolha de uma vaga.

Os profissionais que visam crescimento, desejam sentir-se bem e confortável em fazer parte de uma empresa. Por isso que sua escolha vai de encontro com a visão e valores de uma organização. Sendo assim, demonstre interesse em apresentar a cultura organizacional, as convicções, políticas e princípios.

Plano de carreira

O Plano de carreira tem sido bastante valorizado na atração de candidatos, pois os talentos buscam novos aprendizados, desafios, experiências que incentive o desenvolvimento profissional.

As empresas estão investindo em criar planos para que os funcionários possam crescer aprimorar e desenvolver habilidades que contribuam para os negócios.

O programa de plano de carreira é essencial para estimular o crescimento interno do colaborador. Pois incentiva as oportunidades de recrutamento interno e permite que o profissional potencialize seus resultados assumindo cargos de liderança.

Diante do mercado de trabalho e durante uma entrevista este tipo de ação atrairá os candidatos que têm ambição e desejo de evoluir profissionalmente.

Otimize o processo de recrutamento e seleção

Potencialize seu processo seletivo, contrate mais rápido e de maneira assertiva. Parece uma frase clichê, mas é a realidade das empresas de sucesso.

Hoje em dia com auxílio da transformação digital e a mudança nos perfis dos candidatos, o processo de seleção está sofrendo inúmeras mudanças para otimizar as tarefas manuais. Assim, os candidatos se tornam mais engajados com a sua empresa melhorando o Candidate Experience e fortalecendo sua marca empregadora.

Utilizar um sistema para gestão das vagas aumenta o alcance da sua divulgação e as chances de encontrar melhores talentos.

Com processos seletivos otimizados, todos os candidatos receberão feedback automáticos conforme avançam no processo. Isso trás facilidade no trabalho dos recrutadores e Melhora a experiência do candidato.

Use uma ferramenta de seleção

Por fim, com o uso do software de recrutamento de última geração, Pandapé, sua empresa pode digitalizar, integrar e reduzir custos. Além disso, as funcionalidades do ATS permitem inovar nos processos de recrutamento melhorando o Candidate Experience.

Ferramentas tecnológicas permitem aproximar e conhecer o candidato, como:

  • Entrevistas virtuais;
  • Criar etapas com avaliações personalizadas;
  • Enviar testes para verificar a compatibilidade com as necessidades da empresa;
  • Centralizar as informações em um único painel de controle;
  • Além da vantagem de realizar todas ações de maneira automática.

Ao final desta leitura, temos certeza que você identificou a necessidade de digitalizar os processos seletivos.

Conheça mais sobre o Pandapé e veja como melhorar a experiência do candidato através de um processo totalmente automático.

Você já conhece o Pandapé?