7 motivos para você digitalizar o processo de seleção

Saiba como um software pode melhorar o processo de seleção, a reputação da sua marca e tornar a sua empresa mais competitiva

A maneira como as pessoas interagem e como as empresas estruturam processos passou por muitas transformações ao longo dos anos, e muitas dessas mudanças está associada a presença e proporção que a tecnologia tomou em nossa rotina.

De acordo com as alterações de hábitos, de expectativas e a necessidade de colocar à frente a qualidade de vida, com uma na rotina de trabalho mais flexível, as empresas precisaram acompanhar o ritmo do mercado e da digitalização. É necessário se adaptar para continuar agregando valor através de soluções que despertem o interesse dos profissionais.

As empresas entenderam a necessidade de ajustar alguns gargalos que afastam os talentos da sua marca e, por isso, era cada vez mais difícil convencê-los de vestir a camisa e não partirem em busca de outras oportunidades a curto prazo. Para isso, passaram a desenvolver estratégias para reter e desenvolver bons profissionais, a fim de mantê-los na organização por mais tempo e, assim, alavancar indicadores e resultados, através de gestão de pessoas e soluções tecnológicas. 

A tecnologia demonstrou muitos ganhos em pouco tempo e diversas possibilidades de modo constante, se consolidou na vida das pessoas e melhorou processos internos nas organizações, principalmente no RH.

Processos até então demorados e burocráticos do RH, foram transformados com a tecnologia e tornaram o departamento mais dinâmico, ágil e assertivo, adicionando automatização e digitalização nos fluxos de trabalho. Esta mudança que não para de crescer, potencializa os resultados do time de recursos humanos e possibilita mais tempo para desenvolver ações estratégicas e focar no que realmente agrega para a empresa: as pessoas.

TECNOLOGIA E RH: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO!

O RH consegue usufruir dos benefícios da tecnologia em diversos momentos. Ao utilizar um software, por exemplo, é possível incluir e gerenciar dados dos colaboradores, acompanhar o desenvolvimento, evolução e solicitações online, descrever atividades e cargos, pensar em ações de gestão de pessoas, aplicar feedbacks, entender como os funcionários avaliam a empresa através de pesquisas de satisfação dos mais variados formatos e, com base nessas informações, desenvolver estratégias de Employer Branding e também revolucionar o processo de seleção.

Confira em rápidos tópicos, como a tecnologia pode estar presente de maneiras diferentes no dia a dia do RH e torná-lo mais dinâmico e humanizado.

E-learning também conhecido como ensino eletrônico – pode ser usado para disponibilizar materiais e treinamentos que visam orientar, ensinar e oferecer cursos de apoio para os colaboradores. Estes conteúdos ficam disponíveis dentro de uma plataforma online sobre temas que são pertinentes para o dia a dia e função dos profissionais.

Fluxo digital no processo de R&S – a instalação de um software de recrutamento e seleção automatiza as etapas do processo antes da entrevista presencial. Consequentemente, os recrutadores conseguem otimizar o tempo, fornecer feedbacks também de forma automática, contratar com mais qualidade em menos tempo e melhorar a experiência dos candidatos desde o primeiro impacto com a empresa.

Sabemos que cada processo de recrutamento e seleção é planejado e desenhado com base nas necessidades de cada empresa e que podem seguir uma ordem de etapas diferentes.

Listamos três etapas que apresentam bons resultados para demonstrar, na prática, quais são os benefícios de implementar um software de R&S.  

1ª etapa: Employer Branding – Muitos talentos buscam se identificar com as organizações antes de se candidatar a uma vaga, por isso, é primordial trabalhar a marca empregadora. O software de recrutamento e seleção PandaPé, oferece a vantagem de personalizar e gerenciar um microsite para que as empresas divulguem suas vagas de forma estruturada, seguindo sua identidade visual, além de disponibilizar vídeos institucionais, fotos dos colaboradores, ações internas, premiações, benefícios oferecidos, entre outras coisas. Assim, as pessoas podem conhecer melhor a cultura da empresa.

2ª etapa: Planejamento – Através do workflow são definidas todas as fases do processo e quem da equipe de recrutadores participará da seleção.

3ª etapa: Smart Recruiting – É a definição da esteira que o candidato irá percorrer no processo. Este fluxo deve ser configurado conforme as particularidades da vaga e a urgência da organização, pois trata-se da automatização de todas as fases do processo de seleção.

É possível definir, por exemplo: quando os e-mails de feedback serão enviados para os candidatos, os avisos de quando e qual teste precisam realizar, como e quando enviar os materiais e documentos solicitados pelo recrutador, os retornos positivos e negativos do desempenho dos profissionais. Ao automatizar tudo que acontecerá, gera transparência, proximidade, clareza, conforto e tranquilidade aos candidatos. Além, é claro, de otimizar o tempo dos recrutadores.

Multipublicação – Levando em conta que as formas de procurar trabalho mudou com a tecnologia inserida no dia a dia e com os novos hábitos da geração Millennial, é essencial estar presente onde o seu público alvo está. Com o PandaPé é possível escolher em quais canais pulverizar as oportunidades e divulgar simultaneamente sua vaga com apenas um clique, tanto nas redes sociais como em sites de emprego.

Inteligência Artificial– O PandaPé conta com tecnologia avançada para tornar o recrutamento e seleção assertivo e ágil, por isso, tem integrado em sua ferramenta IA. Ao utilizar keywords, automaticamente, os currículos são filtrados de acordo com o nível de adequação com a vaga em aberto.

Além disso, através de Machine Learning, uma ramificação da Inteligência Artificial, compreende-se o comportamento dos recrutadores e a triagem de currículos acontece com base nos dados, pesquisas e informações inseridas pelos recrutadores. Nas duas situações, somente os perfis mais aderentes a vaga são direcionados para a próxima fase.

Banco de currículos próprio e unificado – É possível criar e gerenciar um banco de currículos com todos os candidatos que se inscreverem na vaga, e todo o histórico ficará armazenado. Em alguns casos, os candidatos descartados apresentam características compatíveis com outras oportunidades, sendo assim, o recrutador tem a opção de convidar o candidato a participar de um novo processo de seleção. Outra vantagem do Software de Recrutamento e Seleção PandaPé, é que o seu time de RH também tem acesso a base de mais de 35 milhões de currículos do InfoJobs, pois a plataforma é 100% integrada.

Onboarding – É possível programar qual será a comunicação com o candidato escolhido. Isso significa, de que forma ele receberá este retorno positivo, como e o que será solicitado. O RH pode integrar a ferramenta de R&S com Departamento Pessoal e, assim, organizar tudo para o colaborador de forma mais rápida e segura.

Dashboard – A plataforma centraliza as informações mais importantes do processo e dos candidatos, com isso, é possível fazer a gestão de equipe de RH e verificar o desempenho dos recrutadores, como por exemplo, avaliar quem fecha mais vagas em menor tempo, e quais canais de divulgação atraem os melhores candidatos para suas vagas. É possível acompanhar o processo em real time. Esta dinâmica gera inteligência no processo e o torna mais eficaz.

Possuir todas essas funcionalidades em um único sistema, oferece muitas vantagens para as empresas, pois é possível cruzar dados, analisar e entender o funil de recrutamento da sua empresa, quais vagas têm mais aceitação e são mais concorridas, onde estão as oportunidades de melhoria e desenvolvimento de estratégias.

As vantagens da digitalização do processo de R&S podem ser observadas a curto, médio e longo prazo, pois, uma vez programado, pode ser replicado ou alterado quando necessário. Além disso, inova o processo, melhora e eleva o grau de importância do candidato, aumenta o alcance das vagas, a produtividade e a qualidade da contratação.

O PandaPé já oferece essas e outras funcionalidades em sua plataforma. Solicite agora uma demonstração e aproveite as promoções da InfoBlack November. Recrute de forma digital e assertiva e comece 2020 alavancando os resultados do RH.