5 indícios de que sua empresa precisa trocar de Software de Recrutamento e Seleção

Tempo de leitura: 6 Minutos

Descubra a importância de fazer a escolha do ATS certo e se essa é a hora da sua empresa trocar de Software de Recrutamento e Seleção!

Trocar de Software de Recrutamento e Seleção

Ter um departamento de recursos humanos estratégico com foco em resultados ainda é um desafio para muitas empresas, assim como escolher ferramentas que atendam sua demanda e otimizem tempo e recursos.

Trabalhar com um software que não atenda suas demandas pode prejudicar todo um planejamento de sua marca empregadora, além de impactar negativamente os candidatos que passarem pelo processo de recrutamento e seleção da sua empresa.

Portanto, é muito importante encontrar um ATS (Applicant Tracking System) moderno que atenda às necessidades e agilidade as tarefas do dia a dia da área de Recrutamento e Seleção.

Para te ajudar a analisar se o software que a sua empresa utiliza atende as demandas, listamos os 5 indícios de que sua empresa precisa trocar de Software de Recrutamento e Seleção. Confira!

Perda de tempo com tarefas manuais

Um dos principais motivos para usar um ATS é a otimização o tempo do recrutador através da automatização das fases do recrutamento e seleção. Assim, é possível para focar no desenvolvimento das pessoas e nas estratégias da empresa.

Perder tempo com tarefas manuais é um indício de que sua empresa precisar trocar de software de recrutamento e seleção. Afinal, minimizar retrabalhos e tornar o dia a dia mais ágil sem perder a qualidade é essencial em um bom ATS.

Ao ficar preso a tarefas operacionais e ações manuais, a tendência é que aconteça:

  • Aumenta do SLA de contratação;
  • Comprometimento da qualidade;
  • Redução da capacidade de avaliação dos profissionais;
  • Contratações desalinhadas com as vagas;
  • Danos reputação de marca empregadora.

Leia também:

Recrutamento automatizado: 5 formas para digitalizar os processos de RH

Falta de suporte técnico

Todo tipo de produto ou serviço, precisa ter um suporte técnico rápido e eficiente. Afinal, esse auxílio pode ser fundamental para o bom aproveitamento das ferramentas adquiridas.

O processo de recrutamento e seleção é algo muito importante para as empresas. Aliás, isso não acontece à toa. Essa é a área que influencia no rendimento, produtividade, bom funcionamento e clima organizacional.

Por isso, estar atento às demandas do cliente e prestar um bom suporte é benefício para ambos os lados. Manter uma relação próxima entre a empresa e o fornecedor permite identificar e entender pontos importantes para melhoria de processos, e até no próprio ATS.

Sendo assim, se o seu ATS não oferece um bom suporte em casos de dúvidas ou problemas, significa que pode ser hora de trocar de trocar de Software de Recrutamento e Seleção.

Saiba por que digitalizar os processos de RH com ATS PandaPé?

Não atende as principais demandas do RH

Um bom ATS deve acompanhar e atender demandas básicas e essenciais do RH, como: triagem de currículos, análise de perfis, Vídeo Entrevista, entre outros. Apesar de serem funções consideradas simples, são essenciais para otimizar o trabalho de R&S.

A proposta de todo ATS é agilizar processos e otimizar o tempo que os profissionais de RH gastam durante a rotina de trabalho. Portanto, o meio de tornar esses objetivos possíveis é centralizar o máximo de dados e informações no mesmo lugar.

Pensando nisso, é importante buscar uma ferramenta que organize em tempo real tudo o que está acontecendo durante o processo de seleção, organize e armazene as informações. Além disso, é fundamental que o software também ajude a analisar dados e tomar decisões.

Todos estes recursos geram ainda um bom parâmetro de análise para líderes de RH. Pois, além de avaliar os perfis, conseguem verificar a performance do time de recrutadores, com base em ações reais. Como por exemplo, entender quem fecha mais vagas em menos tempo.

trocar de Software de Recrutamento e Seleção

Não integra os processos

Os profissionais de RH precisam de ferramentas cada vez mais completas e integradas para otimizar tempo, recursos e concentrar o máximo de ações, informações, análises e controles e de forma segura. Acumular sistemas diferentes, papéis e tarefas burocráticas não pode mais fazer parte da rotina do recrutador.

A integração de processos no ATS torna o RH mais ágil, organizado, produtivo e eficiente, pois reúne de forma assertiva, todo o processo de recrutamento e seleção. Com tantas vantagens competitivas que a integração oferece, não dá para permanecer com um ATS incompleto, não é mesmo?

Portanto, se o seu ATS faz com que você precise de outras ferramentas para organizar os processos seletivos, talvez essa seja a hora de trocar de software de recrutamento e seleção.

O PandaPé é o único software de recrutamento e seleção com integração ao banco de currículos do InfoJobs, com mais de 35 milhões de perfis de todos os segmentos, níveis hierárquicos e a maior base de candidatos PCD do país.

Estes dados e possibilidades ampliam a chance de o recrutador encontrar o candidato ideal. Fora isso, também está integrado ao ATS a função de multi-publicação, assim, é possível divulgar a vaga em diversas plataformas digitais em um único clique.

trocar de Software de Recrutamento e Seleção

O software apresenta instabilidades

Um sistema que apresenta lentidão ou instabilidades quando você mais precisa dele, certamente não atende suas necessidades e expectativas. Essa é a hora de trocar de Software de Recrutamento e Seleção!

O ponto mais importante em um sistema de recrutamento e seleção é a qualidade técnica em que é desenvolvido. O tempo de carregamento em uma página de inscrição ou carregamento de dados podem determinar se um candidato continuará ou não no processo seletivo. No pior dos casos, o candidato pode buscar uma oportunidade na concorrência.

Encontre a melhor opção para trocar de Software de Recrutamento e Seleção

É inegável que o processo de contratação ou troca de um software de recrutamento e seleção demanda recursos, investimentos e tempo de adaptação. Porém, ao prezar por bons resultados de produtividade, economia e assertividade na contratação,  muitas empresas decidem trocar de Software de Recrutamento e Seleção.

Essa mudança exige engajamento e colaboração de todos e os profissionais de RH para que estejam disponíveis para passar por pelo processo de adaptação e alcançar os objetivos da área.

Se você percebeu que sua empresa precisa trocar de Software de Recrutamento e Seleção, conheça PandaPé: o software que digitaliza, centraliza, automatiza e humaniza todo o processo de R&S.

PandaPé também possui as funções de vídeo entrevistas, testes online que podem ser programados e disparados para os candidatos automaticamente, avaliação de currículos e triagem inteligente, machine learning e dashboard com as informações mais importantes dos processos que estão acontecendo.

Com o PandaPé auxiliando o time de RH a contratar melhor e mais rápido, você melhora a experiência do candidato do início ao fim do processo!

Solicite uma demonstração