5 indícios para trocar de Software de Recrutamento e Seleção

Escolher errado um Software de Recrutamento e Seleção prejudica seus resultados. Saiba quais são os principais sinais de que está na hora de trocar de ATS.

Ter um departamento de recursos humanos estratégico com foco em resultados ainda é um desafio. Contratar ou escolher ferramentas que atendam sua demanda e otimizem tempo ou recursos também é difícil.

Trabalhar com um software que não atenda suas demandas pode prejudicar todo um planejamento de sua marca empregadora, além de impactar negativamente os candidatos que passarem pelo processo de recrutamento e seleção da sua empresa.

Mas encontrar um ATS (Applicant Tracking System) que atenda todas as necessidades da sua empresa e ofereça a agilidade que o RH precisa é uma tarefa árdua e que precisa ser feita com base em muitas pesquisas e testes.

 E para te auxiliar a analisar se o software que a sua empresa utiliza atende as demandas, listamos os 5 indícios que servem como um alerta de que está na hora de reavaliar e trocar de Software de Recrutamento e Seleção. Confira!

PERDA DE TEMPO COM TAREFAS MANUAIS

Um dos principais motivos para usar um ATS é otimizar o tempo do recrutador através da automatização das fases do recrutamento e seleção, para que possa focar no desenvolvimento das pessoas e nas estratégias da empresa. Se você está perdendo muito tempo com tarefas operacionais e manuais, é um sinal claro de que está na hora de reavaliar e pesquisar outro software, certo?

Com o papel cada vez mais importante que o RH desempenha, encontrar uma solução digital que minimize os retrabalhos e torne o dia a dia mais ágil sem perder a qualidade é o ideal, e quando o assunto é um bom ATS, isso é possível.

Os impactos de contratar o ATS errado são muitos. Podem impactar no engajamento da equipe de RH e nos resultados da empresa, por exemplo: ao ficar preso a tarefas operacionais e ações manuais dificulta a triagem de currículos, aumenta o SLA de contratação, compromete a qualidade, impede que o recrutador avalie e foque toda a sua atenção nos candidatos e atinja negativamente a reputação da sua marca. Viu só como contratar um ATS pode fazer a diferença para recrutar um profissional?

Com o PandaPé, o processo de recrutamento e seleção é automatizado e possui inteligência artificial, assim,o recrutador consegue incluir filtros específicos, programar toda a esteira que os candidatos percorrerão e analisar em real time as informações mais importantes sobre o andamento do processo de seleção.

FALTA DE SUPORTE TÉCNICO

Ao oferecer qualquer tipo de produto ou serviço, é preciso disponibilizar um suporte ágil e eficiente, afinal, as empresas contratantes contam com este auxílio no dia a dia para garantir o máximo de acerto e aproveitamento.

O processo de recrutamento e seleção é considerado cada vez mais importante para as empresas e não é à toa, pois influencia no rendimento, produtividade, bom funcionamento e clima organizacional, e por isso, ter um suporte técnico para ajudar o recrutador nas horas mais cruciais é fundamental.

E mesmo o suporte já sendo um requisito mínimo, frequentemente vemos no mercado ferramentas que não oferecem qualidade na hora de atender as necessidades do cliente e tornam parte do processo seletivo cansativo, manual e pode até fazer com que a empresa perca o candidato ideal.

A falta de suporte gera atraso na entrega e, consequentemente, um looping negativopara empresa contratante. Por isso, estar atento às demandas do cliente e prestar um bom suporte é benefício para ambos os lados. Manter uma relação próxima entre a empresa e o fornecedor permite identificar e entender pontos importantes para melhoria de processos, e até no próprio ATS.

Ao contratar o PandaPé você tem o suporte de uma equipe especializada para garantir o sucesso do cliente durante a utilização da ferramenta.

NÃO ATENDE 100% AS DEMANDAS DA SUA EMPRESA

É preciso estar sempre atento às necessidades e mudanças do cliente, para que o ATS acompanhe o crescimento da organização.

A capacidade de integração é fundamental, e entender se o software consegue se adaptar e está compatível com todas as suas necessidades faz a diferença nos seus resultados. Se o seu software atual não é adaptável, este é um bom alerta de que é hora de buscar outro ATS para continuar evoluindo.

Sabemos que a proposta de todo ATS é agilizar processos e otimizar o tempo que os profissionais de RH gastam durante a rotina de trabalho, e um meio de tornar estes objetivos possíveis é centralizar o máximo de dados e informações no mesmo lugar. Pensando nisso, o PandaPé oferece um dashboard com o objetivo de organizar e atualizar em real time tudo que acontece durante o processo de seleção. Dessa forma, o recrutador consegue, de maneira rápida e eficaz, analisar dados, definir estratégias e tomar as melhores decisões.

Através de gráficos dinâmicos, seu RH tem todos os dados em um único lugar. Já imaginou o tempo que o seu time otimizaria?

Todos estes recursos geram ainda um bom parâmetro de análise para líderes de RH. Pois, além de avaliar os perfis, conseguem verificar a performance do time de recrutadores, com base em ações reais, como entender quem fecha mais vagas em menos tempo, por exemplo.

NÃO HÁ INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS

Essencialmente, os profissionais de RH precisam de ferramentas cada vez mais completas e integradas para otimizar tempo, recursos e concentrar o máximo de ações, informações, análises e controles e de forma segura. Acumular sistemas diferentes, papéis e tarefas burocráticas não pode mais fazer parte da rotina do recrutador.

A integração de processos no ATS torna o RH mais ágil, organizado, produtivo e eficiente, pois reúne todo o processo de recrutamento e seleção na mesma ferramenta e de maneira bastante assertiva. Com tantas vantagens competitivas que a integração oferece, não dá para permanecer com um ATS incompleto, não é mesmo?

A inteligência do Software de Recrutamento e Seleção, PandaPé possui integração com a JobCoach, uma plataforma totalmente focada em avaliações comportamentais e pessoais. Entenda como esta parceria pode ser vantajosa para o seu negócio.

O PandaPé é o único ATS que possui o Whatsapp em sua interface, um dos maiores e mais rápidos meios de comunicação. Esta integração gera uma comunicação assertiva e dinâmica com os candidatos.

O ATS do PandaPé facilita o processo após a contratação. Integrado a um sistema que permite que os candidatos aprovados encaminhem as documentações necessárias e solicitadas, torna a admissão mais rápida.

O PandaPé é o único software de recrutamento e seleção com integração ao banco de currículos do InfoJobs, são mais de 35 milhões de perfis de todos os segmentos, níveis hierárquicos e a maior base de candidatos PCD do país. Estes dados e possibilidades ampliam a chance de o recrutador encontrar o candidato ideal.  E está integrado ao ATS a função de multi-publicação, assim, é possível, em um único clique, divulgar a vaga em diversas plataformas digitais, como: LinkedIN, Facebook e outras plataformas que atingem rapidamente o seu público alvo. Afinal, é muito importante estar presente onde estão os talentos que você procura.

O SOFTWARE APRESENTA INSTABILIDADE

Um sistema que apresenta lentidão ou instabilidades quando você mais precisa dele, certamente não atende suas necessidades e expectativas.

O ponto mais importante em um sistema de recrutamento e seleção é a qualidade técnica em que é desenvolvido. O tempo de carregamento em uma página de inscrição ou carregamento de dados pode determinar se um candidato desistirá, ou não, do seu processo seletivo e, no pior dos casos, buscar uma oportunidade na concorrência.

CONCLUSÃO

É inegável que o processo de contratação, ou troca, de um software de recrutamento e seleção demanda recursos, investimentos e tempo de adaptação. Mas, ao prezar por bons resultados de produtividade, economia e assertividade na contratação,  as empresas entendem que trocar aquele ATS que não oferece os resultados esperados é melhor do que permanecer com uma ferramenta desatualizada e com impactos negativos ainda maiores.

Esta mudança exige engajamento e colaboração de todos e os profissionais de RH para que estejam disponíveis para passar por pelo processo de adaptação, e alcançar os objetivos da área.

O PandaPé digitaliza, centraliza, automatiza e humaniza todo o processo de R&S. A ferramenta também possui as funções de vídeo entrevistas, testes online que podem ser programados e disparados para os candidatos automaticamente, avaliação de currículos e triagem inteligente, machine learning e dashboard com as informações mais importantes dos processos que estão acontecendo.

Com o PandaPé auxiliando o time de RH a contratar melhor e mais rápido, você melhora a experiência do candidato do início ao fim do processo.

Descobriu se está na hora de você trocar de Software de Recrutamento e Seleção? Entre em contato conosco e conheça o PandaPé. Solicite agora uma demonstração.

Solicite uma demonstração