Recrutamento automatizado: 5 formas para digitalizar os processos de RH

Tempo de leitura: 5 Minutos

Saiba como criar um recrutamento automatizado ao incluir tecnologia no departamento de recursos humanos, a fim de otimizar os processos e desenvolver um fluxo ágil.

Recrutamento automatizado

Metodologia ágil, é possível que você já tenha ouvido falar sobre essa prática. A agilidade está presente em muitos processos corporativos, incluindo as atividades do setor de recursos humanos. Por isso, o recrutamento automatizado, com softwares próprios, é uma tendência. Seja para otimizar tempo ou transformar os processos manuais.

Saiba como a metodologia ágil torna o RH mais estratégico

Hoje, o recrutamento automatizado é a principal forma de agregar eficiência e praticidade a gestão das vagas. Logo, com a automatização do processo de recrutamento e seleção, o RH conquista ganhos significativos no fluxo e centralização de cada etapa, bem como, maior assertividade ao contratar.

Além disso, ao adotar o recrutamento automatizado é possível de digitalizar processos manuais. Com o objetivo de tornar o RH mais estratégico, uma vez que proporciona agilidade e melhorias nos resultados do departamento.

5 dicas para criar um processo de recrutamento automatizado:

1. Processo seletivo online

Realizar um processo de recrutamento automatizado de maneira online proporciona muitas vantagens para RH:

  • Aumento de agilidade;
  • Otimização de tempo;
  • Redução de custos;
  • Automatização de etapas;
  • Gestão da compartilhada;
  • Maior interação com o candidato;
  • Relatórios automáticos.

Descubra como os dados auxiliam o RH a proporcionar novas experiências

Assim, softwares para o recrutamento automatizado conseguem auxiliar o profissional de RH e otimizar diversas etapas. Um exemplo, é usar filtros inteligentes para encontrar o perfil adequado de maneira totalmente digital. Além disso, no recrutamento automatizado, é possível também , solicitar entrevista por vídeo, aplicar testes, realizar dinâmicas virtuais e automatizar a comunicação com os candidatos.

Proporcione boas experiências aos candidatos com o recrutamento online

Além disso, outra vantagem do recrutamento automatizado online está relacionada a busca de candidatos. Algumas organizações precisam ter um alcance de maior ao procurar por profissionais para as vagas abertas. Ou até mesmo realizar a busca em cidades diferentes, quando falamos de consultoria e terceirizados.

Nesses casos, o recrutamento automatizado ajuda o RH a atrair um número maior de candidatos. Mas principalmente, otimiza a triagem dos perfis, além das etapas online facilitar o contato com os profissionais.

Portanto, adotar um recrutamento automatizado é também um mecanismo para economizar tempo e realizar contratações assertivas.

2. Análise de Big Data

Antes de tudo, a definição, Big Data é um agrupamento de informações que, quando analisadas de forma correta, revela percepções importantes a respeito de um determinado tema. Na área de RH, o Big Data permite que gestores tenham uma visão abrangente de todos os fatores relacionados ao setor.

Aqui, devemos levar em consideração que atualmente a busca e o contato com candidatos acontece nos canais digitais. Por isso, o recrutamento automatizado permite a captação de dados e comportamentos do mundo online para analises mais precisas através do Big Data.

Vantagens do uso de Big Data no RH

  • Identificação de talentos;
  • Contratações mais alinhadas à empresa;
  • Acompanhamentos mais completos;
  • Identificação de falhas;
  • Aumento da retenção.

Em primeiro lugar, é importante levar em consideração que, para a tecnologia ser implementada, é preciso de um servidor, onde as informações são armazenadas. Ou seja, os softwares são capazes de filtrar esses dados e apresentá-los, de forma intuitiva, aos responsáveis.

3. Estratégias de feedback

Sabemos a importância do feedback nos processos seletivos, para melhorar o Employer Branding da sua empresa. Entretanto, com o recrutamento automatizado, os recrutadores podem programar dentro das ferramentas feedbacks e mensagens prontas para envio. Além disso, possibilita o envio para múltiplos candidatos, o que economiza muito o tempo do profissional de RH.

Dessa forma, a funcionalidade de feedback automático, tanto retornos positivos quanto para negativos, auxilia a manter a proximidade com os candidatos. E principalmente, aprimorar a experiência do candidato desde o primeiro contato com a empresa.

4. Admissão Digital

Além da burocracia que envolve a etapa inicial do recrutamento e seleção, outro processo que ainda é muito manual é a admissão. Na qual é necessário solicitar ao profissional selecionado para a vaga o envio de documentações e todas as informações requisitadas pela empresa. Entretanto, no recrutamento automatizado, a admissão digital torna o processo mais dinâmico.

Nesse formato, o departamento pessoal consegue solicitar o envio de todas as informações digitalmente, e o novo colaborador pode mandar os arquivos pelo próprio celular ou por plataformas específicas. O que facilita também o armazenamento desses dados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Saiba como a LGPD impacta no RH

O recrutamento automatizado também proporciona novas possibilidades para o onboarding digital. Então, o setor de recursos humanos deve entender o comportamento do colaborador, a fim de proporcionar a melhor experiência de inclusão digital.

Nesse sentido, com o alinhamento tecnológico é possível aumentar a percepção de marca, interna e externamente. Algo que, quando bem feito, se resume em um poder maior de retenção e de atração de talentos.

5. Tecnologia para o recrutamento automatizado

Como mencionamos, a tecnologia está cada vez mais presente no RH, sendo um reflexo da transformação digital no universo corporativo. Uma prova disso é que, 56% das empresas estão reformulando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar ferramentas digitais, segundo dados da Deloitte em 2019.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais importantes é a plataforma de recrutamento e seleção. Com um ATS, é possível:

  • Aprovar automaticamente vagas em aberto;
  • Centralizar a gestão das várias páginas de emprego;
  • Automatizar a triagem de talentos;
  • Encontrar o perfil ideal;
  • Reunir métricas de desempenho.

Lembre-se, realizar um recrutamento automatizado não elimina a necessidade de ter um profissional qualificado para exercer a função de recrutador. Pois, as habilidade humanos são necessárias para uma atuação estratégica. Ou seja, interpretar os dados, criar filtros e descrições para as vagas, aplicar testes e analisar resultados.

Com o PandaPé, é possível colocar em prática o recrutamento automatizado com uma única ferramenta. Uma vez que, o software digitaliza, centraliza, automatiza e humaniza todo o processo de R&S. Afinal, a ferramenta possui as funções como:

  • Vídeo entrevistas;
  • Testes online que podem ser programados e disparados para os candidatos automaticamente;
  • Avaliação de currículos;
  • Triagem inteligente;
  • Machine learning;
  • Painel centralizador com as informações mais importantes dos processos.

Além disso, é a única plataforma com a vantagem de estar 100% integrada com o banco de currículos do InfoJobs. Logo, o recrutador pode construir seu próprio banco de currículos no PandaPé. Bem como, gerenciar a página ‘’trabalhe conosco’’ e desenvolver estratégicas de recrutamento para melhorar a reputação da marca empregadora.

Conheça todas as vantagens na prática e solicite uma demonstração agora mesmo! Não perca a oportunidade de tornar os seus processos de R&S mais rápido e digitais.

recrutamento e seleção