5 formas de criar um processo de recrutamento e seleção automatizado

A inclusão de tecnologias ajudam na geração de resultados no departamento de recursos humanos. Veja neste artigo como transformar processos manuais e demorados, em um fluxo automático e ágil.

É fato que os processos de Recursos Humanos estão mais ágeis e eficientes, isso está associado a entrada de novos softwares desenvolvidos para otimizar tempo e processos manuais. Esses programas tornam o gerenciamento de vagas mais eficientes e práticos. Ao automatizar o processo de recrutamento e seleção, percebemos ganhos significativos no controle do fluxo de contratações, além do gerenciamento e centralização de cada etapa dos processos.

Digitalizar processos manuais agiliza e melhora os resultados para o departamento de RH. Listamos 5 dicas de como automatizar um processo de R&S. Confira:

PROCESSO SELETIVO À DISTÂNCIA

Iniciar um processo de recrutamento e seleção a distância possui muitas vantagens: mais agilidade, otimização de tempo, redução de custos, maior interação entre recrutador e candidato, entre outros. Por meio de plataformas o profissional de RH pode até mesmo usar filtros para encontrar o perfil mais aderente à vaga de maneira totalmente digital, solicitar entrevista por vídeo, aplicar testes de conhecimentos e personalidade, realizar dinâmicas e automatizar e programar toda a comunicação com os candidatos.

Algumas organizações precisam ter um alcance de candidatos maior e procurar por candidatos para oportunidades em cidades ou até mesmo países diferentes. Outras estão buscam economizar tempo de deslocamento e realizar a contratação o mais rápido possível.

Portanto, iniciar o processo seletivo online facilita e agiliza a contratação, tornado mais assertiva e rápida.

ANÁLISE ATRAVÉS DE BIG DATA

Big Data é um agrupamento de informações que, quando utilizadas de forma correta, permitem que o analista obtenha insights a respeito de um determinado tema. Na área de RH, o Big Data permite que gestores tenham uma visão abrangente de todos os fatores relacionados às suas atividades.

Vivemos em um período onde a busca e o contato com candidatos se dá por meios digitais, isso permite a captação de dados e comportamentos do mundo online para analises mais precisas através do Big Data.

VANTAGENS DO USO DO BIG DATA NO RH

1 – Identificação de talentos;

2 – Contratações mais alinhadas à empresa;

3 – Acompanhamentos mais completos;

4 – Identificações de falhas;

5 – Maior retenção.

É importante levar em consideração, porém, que, para que a tecnologia seja implementada, ela precisa tanto de um servidor, onde todas as informações devem ser armazenadas, quanto de softwares capazes de filtrar essas informações e apresentá-las, de forma intuitiva, aos responsáveis por elas.

ESTRATÉGIAS DE FEEDBACKS

Sabemos a importância do feedback dentro do processo seletivo, com o objetivo de melhorar o Employer Branding da sua empresa. Os recrutadores podem programar dentro das ferramentas de recrutamento e seleção feedbacks e mensagens prontas para envio, além de contar com a possibilidade de mandar para múltiplos candidatos, o que economiza muito o tempo do recrutador.

A funcionalidade de feedback automático, tanto para positivos quanto para negativos, auxilia a manter a proximidade com os candidatos e aprimorar a experiência do candidato desde o primeiro contato com a empresa.

ADMISSÃO DIGITAL

Além de toda a burocracia que envolve a etapa inicial do recrutamento e seleção, outro processo que ainda é muito manual é a admissão. Onde é necessário solicitar ao profissional selecionado para a vaga o envio de documentações e todas as informações solicitadas pela empresa. O Onboarding online digitaliza e agiliza este processo para os profissionais de RH e DP, já que os candidatos finais podem enviar os arquivos pelo próprio celular ou por plataformas especificas.

O benefício imediato ao alinhamento tecnológico é capaz de aumentar a percepção de marca, interna e externamente. Algo que, quando bem feito, se resume em um poder maior de retenção e de atração de talentos. Tudo é armazenado na nuvem, em instantes, sem esforço.

PLATAFORMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Como falamos nos tópicos anteriores a tecnologia está cada vez mais presente no RH, reflexo da transformação digital no universo corporativo. Uma prova disso é que 56% das empresas estão reformulando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar ferramentas digitais, segundo dados da Deloitte em 2019.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais importantes é a plataforma de recrutamento e seleção. Com ela, é possível aprovar automaticamente vagas em aberto, centralizar a gestão das várias páginas de emprego, automatizar a triagem de talentos, contratar a pessoa certa e levantar diversas métricas de desempenho.

Automatizar o processo de R&S não tira a necessidade de ter um profissional qualificado para exercer a função de recrutador. É necessário ser estratégico para interpretar os dados, criar filtros e descrições para as vagas, aplicar testes e analisar resultados.

Com o PandaPé, é possível colocar em prática todos os tipos de recrutamento com uma única ferramenta. O software digitaliza, centraliza, automatiza e humaniza todo o processo de R&S e a ferramenta possui as funções de vídeo entrevistas, testes online que podem ser programados e disparados para os candidatos automaticamente, avaliação de currículos e triagem inteligente, machine learning e painel centralizador com as informações mais importantes dos processos que estão acontecendo.

Com a vantagem de estar 100% integrado com o banco de currículos do InfoJobs, no PandaPé você pode construir seu próprio banco de currículos, gerenciar a página ‘’trabalhe conosco’’ e desenvolver estratégicas de recrutamento e melhorar a reputação da marca empregadora.

Conheça todas as vantagens na prática, aproveite as condições especiais da campanha InfoBlack November e solicite uma demonstração agora mesmo! Não perca a oportunidade de tornar os seus processos de R&S mais rápido e digitais.