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Gestão de Pessoas

Tipos de liderança: como desenvolver cada modelo na empresa?

Tipos de liderança: como desenvolver cada modelo na empresa?

Conheça cada um dos tipos de liderança e saiba como capacitar os profissionais de acordo com as vantagens de cada modelo de gestão

Conhecer os tipos de liderança é função fundamental para todos os profissionais, principalmente para quem trabalha com gestão de pessoas ou recursos humanos.

Com tantas mudanças no mercado de trabalho, nas estruturas das empresas, nos processos de gestão de pessoas, e no comportamento dos profissionais, o conceito de liderança tem ainda mais importância no dia a dia das empresas.

Isso se dá pois, ao mesmo tempo que as empresas buscam resultados positivos, é necessário encontrar os líderes certos para elevar a produtividade da equipe. Ou seja, só se preocupar com a gestão de pessoas e com o desenvolvimento, não seria suficiente para reter talentos e atender as necessidades dos profissionais e dos departamentos.

Afinal, como sempre reforçamos, os resultados positivos que as empresas atingem são reflexos diretos dos colaboradores.

Assim, os funcionários também passaram a buscar em seus gestores referências e inspirações. Dessa forma, cada vez mais, os líderes são uma figura importante para a evolução profissional, e até mesmo pessoal, de seus liderados.

Antes de tudo, é legal pensar no conceito de liderança, alguns autores atribuem liderança como uma característica que pertence à certos indivíduos. Em contrapartida, outros, colocam como um papel que deve ser exercido por alguém que está à frente de uma equipe ou grupo de pessoas. Opiniões e divergências à parte, a liderança mudou sua aplicabilidade, e quem não a acompanhar ficará para trás, por isso é importante conhecer os tipos de liderança.

Continue a leitura e descubra quais são os tipos de liderança, as vantagens de cada um deles e como identificar e desenvolver líderes em sua empresa.

Líder X Chefe

Primeiro, antes de falar os tipos de liderança, precisamos diferenciar os líderes dos chefes. Pois ambos têm funções, posicionamentos e atributos totalmente opostos quando se trata de gerenciamento de pessoas e projetos.

Pois bem, o chefe age de maneira autoritária e tem bastante dificuldade de compartilhar conhecimentos e responsabilidades. Por isso, tenta concentrar as tarefas mais importantes em si, agindo de forma centralizadora. Assim, costuma ficar sobrecarregado, pois raramente deposita confiança e envolve o seu time em projetos importantes. Não solicita ou escuta a opinião de seus liderados, ou seja, o diálogo amplo e aberto não é uma opção para esse perfil.

Não faz parte da rotina do chefe:

  • Compartilhar resultados e planejamentos da empresa;
  • Se preocupar com o clima organizacional;
  • Reconhecer o trabalho dos funcionários;
  • Fornecer feedbacks que agreguem valor.

Já o líder se preocupa com os resultados, mas busca alcançá-lo através do trabalho em equipe, potencializando e valorizando os conhecimentos e habilidades do seu time. Além disso, normalmente está aberto a ouvir e, quando possível, implementar as ideias dos colaboradores.

Ao contrário do chefe, o líder aposta no diálogo e prioriza sempre a troca positiva entre empregado e empregador, visando o bem-estar e a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Por isso, é visto como um exemplo pelos colaboradores.

Assim, a principal diferença entre líder e chefe está na forma como desenvolvem os colaboradores. Enquanto chefes continuam presos no arcaico pensamento de que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, o líder se preocupa em desenvolver um ambiente agradável e motivacional para alcançar melhores resultados.

Agora que já sabemos as principais diferenças entre líder e chefe, vamos entender quais são os tipos de liderança. Leia e descubra em qual você se encaixa ou como desenvolver líderes na sua empresa.

Conheça os tipos de liderança

Tipos de liderança: Autocrática

Há alguns anos, a liderança autocrática era, sem dúvidas, a mais aplicada e usada como referência quando se pensava no papel de gestor. No entanto, este modelo é bastante criticado devido à chegada da transformação digital e das gerações X e Y, que são contra burocracias e autoritarismo.

Neste tipo de liderança existe a centralização no gestor e regras muito bem definidas e processos padronizados, sem a possibilidade de flexibilização para testar novas ideias e buscar outros resultados.

Vantagens:

  • Controle de fluxos;
  • Agilidade na tomada de decisão;
  • Conclui projetos no prazo;
  • Entrega de resultados positivos;

Desvantagens:

  • Não estimula a criatividade;
  • Desmotiva e desvaloriza a equipe;
  • Aumento de estresse;
  • Clima organizacional tenso;

Tipos de liderança: Liberal

Neste modelo, o líder proporciona mais liberdade a sua equipe e enfatiza a importância da autogestão do time. Mas acompanha os colaboradores, e se torna um facilitador em situações em que os profissionais precisam de apoio. 

Vantagens:

  • Estimula a criatividade;
  • Dá autonomia aos colaboradores;
  • Demonstra confiança no time;
  • Não fica sobrecarregado;

Desvantagens:

  • Produtividade baixa devido a imaturidade da equipe;
  • Falta de orientação;
  • Desmotivação;
  • Mais suscetível ao erro;

Tipos de Liderança: Democrática

O líder democrático é o meio termo entre os dois modelos anteriores: neste, o gestor conta com as contribuições da equipe durante os projetos do departamento e, normalmente, toma as decisões baseadas na opinião formada em conjunto, assim, aproveita o potencial de cada membro da equipe.

Vantagens:

  • Valorização e satisfação da equipe;
  • Bom clima organizacional;
  • Aumento da criatividade e inovação;
  • Decisões mais assertivas;

 Desvantagens:

  • Demora para as tomadas de decisões;
  • Pouco embasamento teórico;
  • Perda de controle da equipe;
  • Diminui a postura autoritária do líder;

Tipos de liderança: Situacional

Por fim, a liderança situacional está associada a mudança de estratégia e a alternância de comportamento para enfrentar as situações diárias e os diferentes tipos de colaboradores da melhor forma.

Neste caso, o líder se adéqua e age da maneira diferente em cada situação, sendo mais assertivo de acordo com a sua experiência, pensamento e visão de negócio.

Vantagens:

  • Inteligência emocional;
  • Visão mais estratégica;
  • Alta capacidade de atingir metas;
  • Mantem o clima organizacional agradável;

Desvantagens:

  • Visão de curto prazo;
  • Mudanças repentinas de estilo;
  • Não tem identificação com a equipe;
  • Comunicação generalista;

Como desenvolver a liderança em sua equipe

Agora que você já conhece os tipos de liderança, basta desenvolvê-las. Para isso, é preciso entender o cenário atual da companhia e identificar os tipos de liderança necessários para alcançar os resultados desejados.

Entretanto, todos os líderes, independente do tipo que citamos acima, possuem características similares, e identificar estes comportamentos é papel fundamental do RH. Veja como identificar as liderança em sua empresa:

  • Proatividade
  • Ética
  • Criatividade
  • Instinto de motivar
  • Agir com respeito
  • Empatia
  • Boa comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento racional

Com isso, após identificar as características acima, é necessário implementar ações que visam o desenvolvimento de líderes em sua empresa.

Como o RH pode influenciar o crescimento dos tipos de liderança em sua empresa:

  1. Não ter uma política de nível hierárquico
  2. Incentivo à cultura de transparência
  3. Comunicação interna
  4. Desenvolvendo habilidades dos colaboradores
  5. Trabalhando a empatia
  6. Programa de Feedback
  7. Resolução efetiva de problemas
  8. Sendo exemplo

Conclusão

Contar com líderes que sejam referências em sua empresa, ajudam a inspirar e motivar toda a equipe, além de ser importante para o desenvolvimento profissional.

Independentemente dos tipos de liderança, conseguir identificar quais profissionais são adequados para cada tipo de vaga é um desafio para os recrutadores.

O bom líder é aquele que consegue extrair o máximo de sua equipe sendo um exemplo de profissional, gerando resultados positivos para empresa e, consequentemente, para sua equipe.

E você, qual o tipo de liderança combina com seu estilo?

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